Moésio Loiola deixa conta de R$ 5 milhões para Município pagar
14/05/24 0:00

Uma decisão do ministro Walton Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU), levantou uma polêmica em Campos Sales: quem paga a conta de desmandos deixados por gestões anteriores? Neste caso, a Prefeitura, ou seja, a gestão atual. Relator do processo que julga uso indevido de valores de precatórios do Fundef, Walton Alencar determinou uma recomposição de R$ 5 milhões pelo Município, como penalidade pela falta de demonstração de aplicação regular dos recursos do precatório. A gestão em questão é a do ex-prefeito Moésio Loiola (2017-2020) que, segundo o TCU, foi notificada sobre a necessidade de recomposição, porém ignorou a decisão, violando a determinação do Tribunal. Agora, a decisão caiu no colo do atual prefeito, João Luiz (PT), que afirmou, em nota, que uma defesa foi apresentada e aguarda o resultado do julgamento para se manifestar. Nos bastidores, a informação é que, caso a defesa seja recusada, João Luiz vai entrar na Justiça para responsabilizar Moésio a pagar o valor. Garante não ter recurso para pagar.

Novas articulações podem mudar cenário em Milagres

As definições na disputa em Milagres podem sofrer mudanças nos próximos dias. Impossibilitado de concorrer por inelegibilidade, o vice-prefeito Anderson Eugênio deve deixar a chapa do prefeito Cícero Figueiredo (PT). Um articulador de Figueiredo já conversa com a ex-primeira-dama Elisangela Crisóstomo, para compor a chapa como vice. Elisangela é pré-candidata pelo PDT, sob a influência do marido, o ex-prefeito Lielson Landim. O casal desarticulou a pré-candidatura de Abraão Sampaio, ao se filiar ao partido e, agora, é acusado de ter como objetivo apenas desarticular a oposição. Claro, essa articulação circula apenas nos bastidores e nada é confirmado pelas lideranças. É esperar!

Rodrigo Modesto lança pré-candidatura em Araripe

O empresário Rodrigo Modesto (PSB) oficializou sua pré-candidatura a prefeito de Araripe. O evento do sábado (11) teve o apoio do ex-prefeito Humberto Germano, que indica sua mulher, Ângela Germano, como vice. Modesto é encarado como uma terceira via, em meio à disputa do prefeito Cícero de Deus (MDB) e a oposição do ex-prefeito Giovane Guedes (PT), que apoia o presidente da Câmara, Zé Gordinho (PT). Apesar de articulações para unir Modesto e Zé Gordinho, as tentativas esbarram em Germano, que se nega a estar no mesmo palanque do PT. A disputa deve mesmo confrontar MDB, PT e PSB, partidos da base aliada do Governo, o que pode deixar lideranças estaduais longe do Município durante a eleição.

Oposição em Jardim prega união apesar das diferenças

O grupo de oposição em Jardim parece disposto a unir todas as forças ao redor da chapa Cléa Luz (PDT) e Liliana Linhares (PSB). A própria junção entre as duas é a demonstração de que o objetivo em comum pode unir os grupos, até pouco tempo, antagônicos. “O que nos une é maior que nossas diferenças”, disse o ex-prefeito e principal liderança da oposição, Fernando Luz, em entrevista, no dia 8, a uma emissora local. Fernando reconheceu que houve um grande esforço para juntar as duas na mesma chapa e avalia Liliana, atual vice-presidente da Câmara, como uma verdadeira representante das mulheres no Legislativo. Inegável que a entrada de Liliana abre portas e soma muito ao projeto.

Enquanto isso...

Ainda em Jardim, nos bastidores, Fernando Luz não descarta conversar com outras forças de oposição. O desafio é bem difícil e Fernando vai precisar de Liliana no convencimento dos grupos que ainda não vieram.

Nomes como Cremilda Bringel e o ex-vereador Pequim Roriz podem ser peças chaves para a vitória da oposição. A maior dificuldade no diálogo é com Pequim e é justamente aí que Liliana pode entrar pela proximidade.

Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Guilherme Landim entrou com pedido de licença por 120 dias. No seu lugar deve assumir o suplente Guilherme Bismark. Landim aponta questões pessoais para o pedido.

Mas, na verdade, Guilherme prestigia um colega de partido e vai aproveitar para potencializar seus nomes para as eleições deste ano. Liderança na região do Cariri, Landim apoiará candidaturas em vários municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ