Missão Velha escolhe novo prefeito no próximo domingo
Eleição será disputada por Dr.Lorim (PDT) e Fitinha (PT)
Robson Roque
27/07/21 15:30

Eleitores de Missão Velha voltarão às urnas no próximo domingo (1º), para escolher prefeito (a) e vice, depois que o vencedor no pleito de 2020, Washington Fechine (MDB), teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, por improbidade administrativa, e sequer assumiu o cargo em janeiro deste ano. Eleita presidente da Câmara, Dona Nazinha (MDB), foi quem ocupou a cadeira desde então. Outras duas cidades cearenses, Pedra Branca e Martinópole, também terão eleições suplementares.

A cidade, com 35.480 habitantes, tem eleitorado de 27.757 pessoas e disporá de 113 seções para votação em 36 locais. A disputa pelos cargos é organizada por um caririense: o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, de Crato, que tomou posse este mês, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRECE). Concorrendo ao paço municipal, estão dois candidatos que disputaram em 2020, a vice-prefeita de Washington Fechine, Fitinha (PT), e o candidato a prefeito derrotado, Rosemberg Macedo Filho, conhecido como Dr. Lorim (PDT). Durante a curta campanha eleitoral, os dois protagonizaram uma disputa acirrada pela atenção do eleitorado local.

De um lado, Dr. Lorim tem o registro de candidatura em xeque após denúncias de ter compartilhado, em redes sociais, uma pesquisa de opinião falsa com intenções de votos. A suposta pesquisa circulou entre os dias 10 e 11 de julho, sob responsabilidade do Instituto Paraná, colocando uma margem elástica para o candidato do PDT frente à candidata petista. O Instituto Paraná foi consultado e desmentiu a pesquisa. De outro, Fitinha foi criticada por não comparecer ao debate promovido por um site local, na semana passada, no qual o opositor participou.

A disputa pelo principal cargo político de Missão Velha promete ser uma das mais acirradas entre as três suplementares, assim como foi a do ano passado, vencida por Fechine, com uma diferença de 623 votos. O pleito tem colocado lideranças do PDT em lados opostos: o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) apoia Fitinha, enquanto o deputado federal André Figueiredo marcha ao lado de Dr. Lorim. A eleição na cidade caririense também chamou a atenção de dois presidenciáveis, Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT), além do ex-senador Eunício Oliveira (MDB).

Indefinição

Outros 11 municípios cearenses também podem, assim como Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca, ter eleições suplementares. Isto porque os cargos de prefeito estão em situação indefinida, visto que os prefeitos eleitos são alvos de pedidos de cassação de mandatos. É o caso da maior cidade do Cariri, Juazeiro do Norte, na qual o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) teve o mandato cassado em primeira instância. Em Missão Velha, a decisão já foi referendada tanto pelo TRE-CE quanto pelo Tribunal Superior Eleitoral, enquanto Glêdson Bezerra recorre da decisão da Justiça Eleitoral estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ