Jornal do Cariri
Ministro Camilo prepara medida contra evasão escolar
29/08/23 0:00
Foto: Redes sociais

O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou, nesta segunda (28), a disposição do Governo Lula de encaminhar ao Congresso Nacional, ainda este ano, um projeto de lei que implementa um auxílio financeiro para reduzir drasticamente a evasão escolar no Ensino Médio. Essa proposta é fruto de uma pesquisa realizada pelo próprio Ministério da Educação, que concluiu: muitos jovens abandonam seus estudos, principalmente durante a transição entre o 9º ano e o 1º ano do Ensino Médio, por falta de condições de sobrevivência. A pesquisa mostrou a importância de um apoio financeiro para os jovens no Ensino Médio. O ministro Camilo explicou que: “o montante dependerá das restrições orçamentárias. É importante recordar que, ao assumirmos a liderança do Ministério da Educação, enfrentamos cortes orçamentários significativos. Nossas primeiras medidas foram voltadas para a restauração do orçamento do ministério e o fortalecimento de suas políticas”. Ciente de seus desafios à frente da Educação, Camilo informou, ainda, que o Governo Lula pretende anunciar oficialmente a criação de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no estado do Ceará, até o mês de outubro. Hoje, o provável é que esse campus seja instalado na atual Base Aérea de Fortaleza. A chegada do ITA no Ceará, pelo trabalho de Camilo Santana, abre mais chances de um futuro melhor para a juventude cearense.

Arnon e Nelinho negociam entradas no PSB

Apesar de não falarem sobre o assunto em público, o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PDT), e o ex-deputado estadual Nelinho Freitas (MDB), negociam para se filiarem ao PSB. A articulação foi feita durante a posse do novo presidente do partido, o ex-deputado estadual, Eudoro Santana, no sábado (26), em Fortaleza. Em Juazeiro, o partido ficará sob o comando do vice-prefeito, Giovanni Sampaio, que garantiu várias surpresas no fortalecimento da sigla no Município. A discussão com Nelinho está mais próxima de um acordo. Ele já compõe a equipe do Governo, com cargo no gabinete do governador Elmano de Freitas. Já o debate com Arnon depende do empenho do ministro Camilo Santana. Arnon terminou sua gestão rompido com Giovanni, que foi candidato e eleito vice-prefeito pela chapa da oposição. Para Giovanni, a filiação de Arnon é bem-vinda. Giovanni é pré-candidato a prefeito e articula o crescimento do PSB visando alavancar sua candidatura.

Giovanni entra na disputa de Juazeiro após vitória

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, promete surpreender os céticos com relação a sua pré-candidatura a prefeito. Giovanni avalia que sua hora chegou e garante que está trabalhando para se viabilizar. Ter ganhado a queda de braço para assumir a direção geral do Hospital Regional do Cariri foi um sinal do apoio da base aliada ao seu nome. Giovanni promete protagonismo à frente do hospital que, segundo ele, precisa de muitos ajustes, incluindo a renegociação de contratos milionários. Vai comprar mais uma briga e deve ganhar mais destaque. Dividido entre a fidelidade ao ministro Camilo Santana e a amizade com o prefeito Glêdson Bezerra, Giovanni garante que não haverá choque, caso seja candidato. Para Giovanni, Juazeiro do Norte é quem ganhará com um confronto sem agressões, entre amigos.

Glêdson e Elmano não precisam de interlocutor

Diante do governador Elmano de Freitas, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, desmentiu as informações de que estava disposto a fazer oposição sistemática e ideológica contra a sua administração. O questionamento foi feito de forma direta por Elmano, durante encontro com o prefeito, ainda no início do mês. Na sua resposta, Gledson foi enfático: não sou doido de brigar com quem pode ajudar a Juazeiro. Destacou a sua responsabilidade com Juazeiro e pediu apoio ao governador para concluir as obras que estão esperando por recursos do Estado. Durante a conversa, no palácio do Abolição, acompanhado pelo vice-prefeito Giovanni Sampaio e o deputado estadual Fernando Santana, o governador Elmano pediu que o prefeito eliminasse interlocutores e, a partir dali, ligasse direto para ele, sempre que precisasse. Glêdson saiu satisfeito.

Cid Gomes irritado com desautorização de André

O presidente interino do PDT do Ceará, senador Cid Gomes, reuniu, na sexta (25), a executiva estadual e aprovou, por unanimidade, a concessão de uma carta de anuência para o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, desfiliar-se do PDT, sem risco de perder o seu mandato de deputado estadual. Ocorre que, na mesma data, o presidente nacional, André Figueiredo, concedeu uma entrevista desautorizando Cid Gomes e a executiva estadual. Avisou, que somente a direção nacional do PDT tem autorização para discutir e aprovar a liberação de filiados. Desse modo, Evandro Leitão está impedido de trocar sem riscos de perda do mandato, o PDT pelo PT ou PSB, a convite de Eudoro Santana. Furioso com essa apunhalada nas suas costas, Cid Gomes pensa, agora, seriamente em deixar o PDT e ingressar no Podemos, do prefeito Glêdson Bezerra. Se essa mudança vingar, a candidatura de Glêdson à reeleição terá o aval de ser o candidato de Cid Gomes.

Cid Gomes faz reflexão sobre troca de partido

É inegável que Cid Gomes está incomodado com o tratamento que vem recebendo do presidente nacional do PDT, André Figueiredo. Sabe, e silencia, que André age em comum acordo com Ciro Gomes. Cid está convencido que sua presença hoje no PDT não é bem vista pelo grupo do seu irmão Ciro. Ao contrário, Cid é acusado de fazer o jogo do ministro Camilo Santana e querer agradar ao governador Elmano, para assegurar uma vaga de senador na chapa majoritária de 2026. Essas verdades irritam Cid Gomes, que ainda não bateu o martelo sobre deixar o PDT e assumir o Podemos. Outra saída de Cid Gomes seria retornar ao PSB, já que mantém uma relação de muita proximidade política com Camilo. Essa decisão deve ser tomada até o final de dezembro. Até lá, Cid Gomes insistirá na busca de atrair prefeitos do Cariri, e de todo o Ceará para o PDT. Trava, agora mesmo, um embate com o líder de Lula, José Guimarães. ambos querem a filiação do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva. Guilherme deixou o PDT e está pronto para se filiar ao PT. Cid Gomes tenta convencê-lo a voltar para o PDT. A palavra sobre o futuro de Guilherme Saraiva é do ministro Camilo. E esse conflito por prefeitos entre Cid e Guimarães está espalhado por todo Cariri.

Disse me disse…

  • O vereador cretense Pedro Lobo quer vetar a filiação de prováveis candidatos: Eliane Estrela, André Barreto e Rondinele Brasil ao PT.
  • O pedido foi feito ao deputado José Guimarães, que pediu calma e disse que a decisão passa, também, pelo prefeito Zé Ailton Brasil.
  • Não conseguirá vetar ninguém. A escolha do candidato do PT no Crato é do prefeito Zé Ailton.
  • De olho na futura Câmara de Juazeiro, o governador Elmano recebeu um levantamento sobre como os vereadores votaram nas eleições de 2022.
  • A grande maioria dos vereadores se dividiu entre Capitão Vagner e Roberto Cláudio. Assim, Elmano está livre de compromissos.
  • Desculpe a ignorância, até quando o senador Cid Gomes suportará calado ser desmoralizado em suas decisões à frente do PDT do Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ