JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Ministério Público impõe medidas de combate a queimadas na região
Promotor de Justiça reuniu órgãos para discutir enfrentamento às queimadas
Foto: MPCE - Divulgação
Robson Roque
17/10/23 15:00

O Ministério Público do Ceará (MP) expediu uma série de recomendações e exigências para fortalecer o combate a queimadas e incêndios registrados com frequência no Cariri. As ações são decorrentes de reuniões entre os promotores e representantes de municípios, sobretudo Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Várzea Alegre. 

Nesta última, que lidera os focos no Cariri, a Promotoria de Justiça local informou que “acompanha, há alguns anos, a questão dos incêndios e queimadas no Município”. A conscientização da população, em especial agricultores, foi uma das medidas acordadas, “buscando, assim, evitar que a própria população provocasse as queimadas”.

O MP abriu um procedimento administrativo, “cuja finalidade é acompanhar como o Município tem fiscalizado e promovido ações de prevenção a incêndios florestais e queimadas não autorizadas”. Segundo a 9ª Promotoria de Justiça, a Defesa Civil juazeirense elabora um plano de contingenciamento, e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju) relatou fiscalizações e dificuldade de identificar causadores dos focos. 

Na semana passada, a 6ª Promotoria de Justiça de Crato se reuniu com órgãos municipais e estaduais “para cobrar ações de prevenção e repressão das intensas queimadas registradas nas zonas urbana e rural”. O  promotor de Justiça Thiago Marques detalhou um conjunto de infrações ambientais que devem ser coibidas na cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE