Ministério Público faz pressão sobre prefeito de Tarrafas
10/10/23 0:00

O Ministério Público do Estado parece cansado das explicações do prefeito de Tarrafas, Taiano Martins, e deve propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para comprometer o gestor. Mesmo vivendo uma crise política e econômica sem precedentes, Taiano promoveu uma grande festa para comemorar o Dia do Município, em agosto. O resultado é um atraso, que chega a três meses, nos salários dos servidores. Setores como a banda de música já ameaçam paralisar as atividades. Nas redes sociais, o maestro Luizão avalia a situação como insustentável, devido ao atraso crônico. Além da crise do atraso nos salários, Taiano enfrenta várias investigações por corrupção, acompanhadas de escândalos na gestão. A situação causa instabilidade jurídica e política. Há uma expectativa de que o prefeito possa ser afastado do cargo pela Justiça, a qualquer momento, a pedido do Ministério Público ou pela Câmara, pela pressão política e popular. Na Câmara, Taiano tem maioria; mas a Justiça é um temor. O vice Dr. Emilson já se prepara para assumir.

Prefeito de Penaforte tranquilo para 2024

O prefeito de Penaforte, Rafael Ângelo (PT), está tranquilo com relação à disputa pela sua reeleição. Recebeu uma pesquisa interna que o coloca com uma aprovação considerável, que passa dos 60%. Rafael não fala em intenção de voto, mas sua base garante que há uma diferença segura em comparação do segundo colocado. Rafael colhe o que articulou. Para romper o isolamento que se anunciava, o prefeito aceitou o convite do deputado federal José Guimarães e se filiou ao PT. Além de se aproximar da base governista, neutralizou a influência de lideranças estaduais do PDT, partido liderando pelo ex-prefeito Luiz Celestina, líder da oposição. Hoje, Rafael tem a proteção do trio Camilo, Elmano e Lula.

Cícero de Deus dá sinais de enfraquecimento

A disputa para a eleição de 2024, em Araripe, está nas mãos da Câmara de Vereadores. Pelo menos, é o que espera o prefeito Cícero de Deus (PDT), que se orgulha de ter maioria na Casa. Cícero de Deus articula a desaprovação das contas do ex-prefeito Giovane Guedes (PT), favorito para liderar a chapa de oposição. Para a base de Cícero, a ausência de Giovane na disputa é fundamental para a reeleição. Mas, uma votação na sexta-feira (06), deixou o prefeito sem confiança na Casa. Depois de vetar um projeto que institui a “Patrulha Maria da Penha” no Município, a maioria dos vereadores derrubou o veto. Foram seis votos contra e cinco favoráveis. O resultado deu novo fôlego a Giovane.

Pedro Henrique quase fora da disputa

O ex-prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique, está quase fora do páreo para a disputa de 2024. Ele teve uma de suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com referendo da conselheira Patrícia Saboya, relatora do processo. O Ministério Público de Contas já tinha orientado pela desaprovação e, agora, as contas devem seguir para a Câmara, onde Pedro não conta com maioria para reverter à decisão. O resultado é um baque nas pretensões do grupo político liderando pelo seu pai, o ex-vereador Pedro de Gerson. Mas, também, já era esperado. Pedro Henrique descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que, para o TCE, não tem defesa. Pedro de Gerson continua se articulando para ser o nome.

Enquanto isso...

Em Missão Velha, continua as especulações sobre uma possível filiação do prefeito Dr. Lorim ao PT. Não há confirmação oficial, mas há quem garanta que já houve o convite. Dr. Lorim estaria disposto.

Na última semana, Dr. Lorim se reuniu com o deputado estadual Fernando Santana (PT) e a cúpula da Adece. A discussão foi sobre a instalação do Porto Seco. A dúvida é o que foi conversado depois.

O vereador de Salitre, Silvio Pinto (PT), está de malas prontas para o PP. Ele sonha ser candidato a prefeito e não vê espaço no PT, onde é filiado. O PT é disputado pelos ex-prefeitos Agenor e Rondilson Ribeiro.

Silvio preparou sua entrada no PP, ao indicar a presidência da comissão provisória e vai esperar a janela para mudar. O vereador aposta na divisão do PT e no desgaste do prefeito Dodó de Neoclides para vencer a eleição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ