Ministério da Cultura e entidades do Cariri ofertam cursos em Culturas Populares e Tradicionais
Foram abertas 300 vagas para cursos de Pós-Graduação e Formação Complementar
Foto: Foto: Duda Segredo
Joaquim Júnior
16/10/24 11:45

Na última semana, foi realizada a aula inaugural da Pós-Graduação e da Formação Complementar em Culturas Populares e Tradicionais, cursos gratuitos realizados na modalidade Ensino à Distância (EAD) pelo Pontão Rede de Culturas Populares e Tradicionais, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Regional do Cariri (URCA). No total, foram recebidas 1.141 inscrições para as 300 vagas abertas, sendo 100 para a Pós-Graduação e 200 para o curso de Formação Complementar.

De acordo com o MinC, a capacitação é voltada para agentes e gestores da área cultural com interesse em aprimorar conhecimentos, competências e sensibilidades sobre as linguagens, os fundamentos e os processos de gestão e salvaguarda no campo das culturas populares e tradicionais.

“Quero parabenizar todos os envolvidos nessa empreitada. É uma iniciativa de muita relevância e que está próxima a tudo que estamos discutindo, como a construção de uma Política Nacional de Culturas Tradicionais e Populares, o reconhecimento dos saberes das mestras e dos mestres, o direito ao patrimônio e à propriedade intelectual”, afirmou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, ao dizer que “estamos vivendo um momento muito rico na cultura brasileira, de muita construção coletiva, temos os 20 anos da nossa Política Nacional Cultura Viva e os 10 anos do programa Ibercultura Viva, que conecta a América Latina nessa iniciativa”.

A vice-reitora da Universidade Regional do Cariri, professora Maria do Socorro Vieira, também destacou que a realização do curso está em consonância com a missão da instituição. “Para nós, fazer essa parceria, muito nos honra. A gente tem a certeza de que a formação irá contribuir para que as pessoas que fazem parte desse processo possam conhecer a diversidade da cultura da nossa terra, do nosso Nordeste, do nosso país”, afirmou.

Com informações do MinC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ