JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Mestra Margarida falece e deixa legado na cultura caririense
Ela era alagoana de nascimento, mas cearense de coração
Foto: Davi Mello / Mapa Cultural do Ceará
Joaquim Júnior
07/03/25 13:45

A cultura do Cariri perdeu um dos seus grandes nomes nesta sexta-feira (7): Mestra Margarida, criadora do Guerreiro Santa Joana D’Arca, grupo de reisado exclusivamente feminino, faleceu aos 89 anos. Nascida em Maceió, capital alagoana, no ano de 1935, Maria Margarida da Conceição mudou-se para o Cariri ainda criança, graças à fé que a família dela possuía no Padre Cícero. Em Juazeiro do Norte, tornou-se cantora, compositora, dançarina e brincante. O velório ocorrerá a partir das 17h desta sexta-feira (7), na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Antônio Valter Honorato Teles, s/n, em Juazeiro do Norte. A missa de corpo presente será realizada às 15h de sábado (8), na Secult, para, em seguida, ser realizado o sepultamento no Cemitério Parque das Flores.

O primeiro contato de Margarida com manifestações culturais em terras caririenses foi com o grupo Guerreiro Alagoano Mestre Amaro – foi com ele que ela cantou sua primeira peça de Guerreiro, manifestando sua inclinação para o canto.  O grupo As Guerreiras de Joana D´arc foi criado pela Mestra em 1953, com acompanhamento de sanfona, tambor e pandeiro. Desde então, Mestra Margarida firmou-se como resistência cultural e artística e contribuiu para o crescimento das manifestações populares.

Nas redes sociais, homenagens são feitas à Mestra Margarida, que era considerada Tesouro Vivo da cultura do estado do Ceará. Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do norte e a Secretaria de Cultura lamentaram o falecimento dela e afirmou “Hoje, a cultura veste luto, mas também celebra sua grandiosa história. Seu legado seguirá vivo em cada dança, canto e tambor que ressoar pelo Cariri.”

O Sistema Fecomércio Ceará, por meio de nota, disse ter informado com pesar a notícia do falecimento de Mestra Margarida, titulada Mestre da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará em 2004. "A sua atuação e participação em diversos projetos do Sesc Ceará culminou com a criação do Terreiro da Mestra Margarida no Sesc Juazeiro do Norte, em sua homenagem, em 2006. Por sua dedicação e legado na preservação dos saberes e tradições, a Mestra é reconhecida por mestres e brincantes como a grande Matriarca da Cultura Cariri", finaliza a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE