Jornal do Cariri
Mesários voluntários são convocados para as eleições
Chefe de cartório em Juazeiro explica quem pode se candidatar
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Samylla Alves
29/08/20 15:30

Até o dia 16 de setembro os juízes eleitorais de cada município nomearão os mesários e os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como os eleitores que atuarão no apoio logístico dos locais de votação das eleições municipais 2020.

As datas foram alteradas com a Emenda Constitucional nº 107/2020, que, em razão da pandemia, adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos). O Fórum Eleitoral Padre Cícero que conta com a 28ª e 119ª zona selecionará 1824 eleitores para trabalhar nas 456 seções espalhadas pelo município.

O chefe do cartório da 119ª zona eleitoral de Juazeiro do Norte, Wendell de Oliveira Freire explica quem pode se candidatar. “Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes até o segundo grau e por afinidade.

Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral”, salienta.

O mesário tem o direito de ser dispensado de seu serviço pelo dobro dos dias trabalhados para a Justiça Eleitoral e sua participação também poderá contar como fator de desempate em concursos públicos, sempre que houver previsão no edital, e como fator de isenção para o pagamento da inscrição.

Em Juazeiro do Norte, algumas faculdades também reconhecem o trabalho como crédito de disciplinas complementares. Os interessados podem se inscrever como mesário voluntário, enviando mensagem para o e-mail [email protected], para o WhatsApp (85) 3453-3528 ou visitar o instagram @ze28ce.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ