Memórias de um Carnaval, Fauna e Flora do Cariri
A ação aposta nas tradições dos antigos carnavais
Foto: SEMA
Natália Alves
20/01/26 9:00

Juazeiro do Norte entrou no clima da folia, no dia último sábado (17), com a realização do Memórias de um Carnaval - Fauna e Flora do Cariri, pré-carnaval que ocupou o Centro Histórico com música, cores e referências à identidade cultural e ambiental da região. A ação aposta nas tradições dos antigos carnavais de rua, onde reuniu moradores, artistas e visitantes, em um evento gratuito e aberto ao público.

Com o tema “Fauna e Flora do Cariri”, a segunda edição do evento convidou os foliões a se inspirarem nas paisagens naturais do território, fortalecendo o diálogo entre cultura, meio ambiente e patrimônio histórico. A idealizadora do pré-carnaval e do projeto Memórias de Juazeiro, Hévila Ribeiro, destaca que a proposta vai além da folia. “O Memórias de um Carnaval" nasce do movimento de valorização do Centro Histórico de Juazeiro do Norte, um território que guarda as memórias de famílias, romeiros e personalidades que construíram a cidade”, afirmou.

Para o CAC Horto, o pré-carnaval também carrega um sentido simbólico. Segundo a coordenadora de produção e ação cultural do equipamento, Duda Alves, a iniciativa transforma a festa em um gesto de conexão com o território. “É ocupar as ruas com cores, bichos, folhas e memórias, onde o carnaval vira cuidado e escuta da natureza que nos forma. Cultura e meio ambiente caminham juntos”, ressalta.

A concentração aconteceu na Casa das Memórias, com cortejo pelas ruas do Centro Histórico, ao som da Orquestra Frevo Arrastão, em direção ao Centro Cultural Daniel Walker (antiga RFFSA). Logo após, o espaço recebeu o show “Fervo Nosso”, com Carla Ribeiro e Banda, além do Concurso de Melhor Fantasia, inspirado na fauna, flora e no patrimônio do Cariri.  Ao ocupar o Centro Histórico com música, memória e criação, o pré-carnaval reforçou o espaço como lugar de convivência e pertencimento, ao mesmo tempo em que valoriza artistas locais, movimenta a economia criativa e reafirma a identidade cultural de Juazeiro do Norte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE