Médica explica como a covid-19 afeta os idosos
A covid-19 tem maior risco de agravamento entre pessoas acima de 60 anos
"Risco de agravamento da doença aumenta à medida que a idade do paciente avança"
Robson Roque
04/08/20 17:00

A covid-19 é uma doença ainda desconhecida em sua totalidade. Porém, desde o começo da pandemia, estudos indicam que pessoas com idade acima de 60 anos são o principal grupo de risco para a doença. De acordo com a médica Kellen Nobre, que atua em Juazeiro do Norte, “as chances de contágio são as mesmas para todas as faixas etárias, mas o risco de agravamento da doença aumenta à medida que a idade do paciente avança”. 

Ela explica que a razão para a maior fragilidade entre as pessoas com idade acima de 60 anos “se deve às alterações sofridas pelo sistema imunológico, à medida que a pessoa envelhece”. Doenças como hipertensão arterial, diabetes, demências como o Alzheimer e carências nutricionais estão entre os fatores mais comuns de agravamento do quadro da covid-19. 

“São raros os idosos assintomáticos. Sempre há algum sintoma, mesmo que mais leve, mas alguns podem passar assintomáticos por cultivarem uma vida mais saudável, desde a infância, adolescência e quando eram adultos jovens”, conclui Kellen Nobre.

A edição do Jornal do Cariri desta semana traz detalhes sobre a covid-19 entre idosos nas 29 cidades da região. A edição está disponível para download no botão “Impresso”, no canto superior direito aqui do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ