Jornal do Cariri
Máscaras N95 e similares serão obrigatórias no Ceará
Equipamento de proteção deverá ser fornecido pelo estabelecimento
Foto: Divulgação
GENEUZA MUNIZ
17/01/22 11:00

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou em live pelas redes sociais nesta sexta-feira, 14, que os trabalhadores de escolas, supermercados e farmácias  deverão fazer uso da máscara padrão N95 (no Brasil padronizadas com a sigla PFF2) ou similar. O decreto ressalta que  o intervalo entre os dias 17 e 23 de janeiro será de adaptação dos estabelecimentos citados à norma. A medida passa a valer efetivamente a partir da segunda-feira,( 24).

De acordo com o Secretário de Saúde Estadual Marcos Gadelha o equipamento de proteção deverá ser fornecido pelos estabelecimentos “Nas nossas unidades de saúde, a gente distribui. Nos municípios, a gente ajuda também. Mas, por exemplo, existe uma recomendação para as farmácias. Aí, no caso, o dono da farmácia vai ter que dar para os seus funcionários. Não é o serviço público que vai disponibilizar”, disse o secretário durante coletiva de imprensa, acrescentando que o mesmo procedimento deve se dar nas escolas.

Máscaras N95 ou PPF2 são aquelas certificadas pelo Inmetro por oferecem a melhor proteção contra aerossóis, as menores partículas respiratórias possíveis para a transmissão dos vírus. São consideradas o padrão-ouro para proteção, e são uma das alternativas mais seguras para prevenir a infecção por vírus respiratórios, como o novo coronavírus, causador da Covid-19, e o influenza, responsável pela gripe comum.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ