Jornal do Cariri
Máscara N95 e similares serão obrigatórias a partir de hoje no Ceará
A recomendação é para trabalhadores da área da Saúde, farmácias, supermercados e escolas
Foto: Divulgação
GENEUZA MUNIZ
24/01/22 8:00

A partir de hoje, máscaras N95 ou similares serão obrigatórias no Ceará. A determinação do Governo do Estado, tem como intuito reforçar a prevenção contra à Covid-19, diante do avanço da variante ômicron e dos casos de síndromes gripais. A recomendação é para  trabalhadores da área da Saúde e funcionários de farmácias, supermercados e escolas – que mantêm contato direto com o público. A medida entra em vigor hoje (24), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia (15).

A médica Christianne Takeda, infectologista do Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), avalia a decisão de forma positiva, tendo em vista a maior eficácia desses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) frente ao risco de infecção pelo coronavírus. “A N95 e a similar dela no Brasil, a PFF2, oferecem uma proteção contra os aerossóis, que são partículas muito pequenas filtradas pelas camadas existentes em ambas as máscaras”, explica.

Outro ponto benéfico das máscaras indicadas no decreto estadual é a durabilidade. Diferentemente do modelo cirúrgico, que precisa ser descartado em até quatro horas, a N95 pode ser reutilizada outras vezes. “É importante verificar a recomendação do fabricante e, principalmente, o estado da máscara após o uso no dia a dia. Se a máscara estiver muito úmida por dentro ou molhada na parte externa, está na hora de trocar”, orienta Takeda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ