JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Mandatos de Prefeito e vice de Aurora são cassados
Prefeito informou que vai recorrer da decisão em primeira instância
Fotos: Reprodução do Instagram
Robson Roque
18/03/25 14:47

O prefeito de Aurora, Marcone Tavares (PT), reeleito em 2024, teve o mandato cassado nesta terça-feira (18) por abuso de poder político e econômico no pleito. Com a decisão, ele não poderá concorrer a qualquer cargo político durante oito anos. 

Marcone Tavares disse estar surpreso e que recorrerá da decisão. “Recebemos recentemente uma decisão do Ministério Público que dizia que não havia mácula, prova ou qualquer irregularidade contra a eleição e contra a nossa pessoa”, argumentou.

A vice-prefeita, Professora Glória (PSB), também foi cassada, mas poderá concorrer noutras eleições porque “não restou comprovada a sua participação nos fatos apontados”, conforme sentença do juiz eleitoral José Gilderlan Lins. 

Entre os crimes denunciados estão  uso da máquina pública para fins eleitorais, aumento injustificado da folha de pagamento, concessão de cargos públicos e benefício social em troca de votos. O juiz concluiu se tratar “indubitavelmente, de conduta que desequilibra indelevelmente a igualdade entre candidatos”. 

No processo, ele ainda mencionou que “o caso evidencia uma hipótese de patrimonialismo e coronelismo modernos”, fenômenos associados “ao uso indevido de recursos públicos, [...] especialmente quando a máquina estatal é instrumentalizada para garantir apoio eleitoral e consolidar grupos no poder”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE