Jornal do Cariri
Impresso
x
Acesse sua conta
Em breve.
Baixar Versão impressa
Mais uma questão do Enem trata sobre o Cariri
Item da prova tratou sobre Museu criado por cratense em homenagem a Luiz Gonzaga
Foto: Divulgação
Robson Roque
22/11 14:00

Assim como ocorreu na edição de 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 retratou a região do Cariri em uma das questões. Naquele ano, um trecho do livro do radialista Antônio Vicelmo, nascido em Porteiras e radicado em Crato, constava em uma das questões tratando sobre a Literatura de Cordel.

Já este ano, o primeiro dia de provas, realizado nesse domingo (21), tratou sobre um documentário acerca do Museu de Luiz Gonzaga, criado em 2016 por Pedro Lucas, de então 10 anos. A criação do espaço cultural como homenagem ao Rei do Baião repercutiu nacionalmente, chegando a alguns programas de emissoras de televisão do país.

A questão tratava sobre o documentário "O menino que fez um museu", sob direção de Sérgio Utsch, "produção independente de brasileiros e britânicos, gravado no Nordeste em 2016, mais precisamente no distrito Dom Quintino, zona rural do Crato", como detalha a questão.

O item da prova trazia trecho de uma matéria do jornal O Povo, publicada em 2018. O prefeito de Crato, Zé Aílton Brasil (PT), comemorou o destaque dado ao distrito no Enem:

"Estou muito feliz com o reconhecimento do trabalho do Pedro Lucas e sua contribuição à nossa cultura, sendo o seu trabalho, que se tornou um documentário, com a montagem do Museu em homenagem a Luiz Gonzaga, uma das questões do Enem 2021. Sem dúvida, levando o nome do Crato, Dom Quintino, para todos os cantos do Brasil, fazendo com que haja uma reflexão sobre a importância da nossa cultura, e mais ainda, exaltando o nome de um dos maiores artistas de todos os tempos, Luiz Gonzaga. Parabéns, Pedro Lucas!", disse o prefeito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ