Jornal do Cariri
Mais uma notificação
Madson Vagner
07/07/20 0:00

Entre os municípios com maior índice de infectados, proporcionalmente à sua população, Mauriti recebeu mais uma notificação do Ministério Público do Estado. É o segundo que sugere falhas administrativas no combate ao novo coronavírus. Desta vez, o promotor Leonardo Marinho recomendou que a Prefeitura multe as pessoas que desobedeçam o decreto estadual, obrigando o uso de máscara em locais públicos. O promotor alega que a obrigatoriedade tem como objetivo a preservação da vida, já que não existem leitos hospitalares suficientes para atendimento de todos os doentes no Estado do Ceará. O MP fala em utilização do poder de polícia administrativa. No Cariri, Mauriti foi o único a receber duas notificações sobre ações de combate a pandemia e a repercussão política para a gestão do prefeito Mano Morais é muito negativa. Fica a imagem de que a administração não faz sua parte no enfrentamento à pandemia.

Bloqueio de precatório    

A prefeita de Jati, Neta Diniz, está às voltas com mais uma ação judicial. Desta vez, a ex-presidente do Sindicato dos Servidores do Município, professora Nesci, acionou o Ministério Público Federal para pedir o bloqueio do precatório do antigo Fundef. Nesci alega falta de clareza na destinação dos 60% dos recursos, legalmente pertencente aos professores que atuaram entre os anos de 2005 e 2006. Ao saber da ação, a prefeita teria se reunido com atual diretoria do Sindicato e lançou proposta de dividir os recursos com todos os professores. A avaliação é que Neta tenta tumultuar o processo. Os professores do período propuseram acordo, mas a prefeita não aceitou. Em abril deste ano, o MPF solicitou a criação de um plano de ação e o envio de documentação. Vencido o prazo, a prefeita pediu novo prazo. Para os professores, a prefeita tenta burlar a Justiça.

Disputa definida

Aconteceu o que faltava para o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Vandevelder Freire em Farias Brito. O prefeito Zé Maria, aparentemente cumprindo acordo, desistiu da reeleição. Zé Maria usou as redes sociais para anunciar seu apoio a Vandevelder, seu líder político. O prefeito deixou claro que a decisão sempre esteve nas mãos de Vandevelder, que agora terá que se resolver com a Câmara de Vereadores. O ex-prefeito tenta protelar a votação de contas, que podem comprometer seus planos, ao deixa-lo inelegível. O controle da maioria dos vereadores está com o pré-candidato da oposição, Deda Pereira, que parece estar um passo à frente quando o assunto é pré-campanha. O oposicionista tem provido reuniões pelo Município, inclusive com aglomeração. Pode ser denunciado por desobediência ao decreto de isolamento social.

De volta à disputa

Depois de cogitar por várias oportunidades não disputar à reeleição, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, mudou o discurso. Em entrevista ao Portal News Cariri, o prefeito assumiu a possibilidade de estar na disputa. Zé Helder coloca como condição a avaliação dos partidos e lideranças da sua base, além da sua família. Ele assumiu que não pretendia concorrer ao quarto mandato por avaliar que já deu sua parcela de contribuição a gestão do Município. A possibilidade de retorno de Zé Helder desperta duas especulações: o grupo não teria nome para a disputa ou teria escondido o jogo para se desviar das críticas da oposição. De qualquer maneira, Zé Helder jogou para deixar a dúvida na oposição. Hoje, o prefeito enfrentaria o vereador Ribamar da Topique, nome da oposição, e o Capitão Horizonte, colocado em terceira via. Político, Zé Helder elogiou os dois pré-candidatos.

Bala trocada

Os grupos políticos de Assaré estão em “pé de guerra” sobre infrações ao decreto de isolamento social. Com a denúncia de que o grupo dos ex-prefeitos Antônio Oliveira e Samuel Freire estaria promovendo aglomerações e distribuído material de construção, veio uma intensa troca de acusações nas redes sociais e na imprensa. Mesmo assumindo o erro, os opositores garantem que o prefeito Evanderto Almeida, no mesmo dia do flagra da oposição, comemorava o aniversário da secretária de Educação, professora Edelvania, na zona rural, promovendo aglomeração. Já o autor do vídeo que acusa lideranças da oposição de “doação” de material de construção, disse não ter passado de brincadeira e acusou o prefeito de ser autor de outras doações. De concreto na disputa é que Samuel Freire testou positivo para a covid e está internado. Seria a prova das aglomerações?

Confronto da base

O debate entre os pré-candidatos a prefeito de Altaneira acabou revelando mais um confronto entre na base do governo Camilo Santana. Durante o evento promovido pelo blog de Altaneira, no dia 4, nas redes sociais, o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) parabenizou a qualidade da discussão e disparou: “vamos vencer esta eleição!”. Em Altaneira, o prefeito Dariomar Rodrigues é filiado ao PT e conta com apoio dos deputados José Guimarães (federal) e Fernando Santana (estadual), ambos do PT. Apesar da firmeza, Idilvan não deixou claro se falava do professor Paulo Robson, do PDT, ou do grupo de oposição, que tem ainda o professor Adeilton, do PSD, e Manoel de Sousa, do Podemos. Será? Já o debate aconteceu dentro do padrão: defesa da educação, obras, esporte, turismo e combate às drogas. O clima foi amistoso!

Enquanto isso...

... Na hora que a oposição de Altaneira debatia questões do Município, o prefeito Dariomar Rodrigues lançava sua pré-candidatura à reeleição. O fato foi marcado pela alteração da capa do perfil no Facebook, com uma peça publicitária com a imagem de Dariomar e a frase: “Com a força do povo, de novo”. A publicação não veio acompanhada de texto.

... Sobre o lançamento de Dariomar à reeleição, a oposição se limitou a relacionar a abrangência da publicação após 24 horas. Talvez estejam cansados de lembrar os muitos problemas enfrentados pela gestão. Foram inúmeras as reações, comentários e compartilhamentos, como sendo obra de servidores contratados, comissionados e prestadores de serviço.

... No mesmo ritmo, a oposição de Milagres tem focado na exposição dos recursos recebidos pelo prefeito Lielson Landim. Nas redes sociais, o grupo ligado ao ex-prefeito Hellosman Sampaio destaca valores recebidos pela Prefeitura, sem relacionar os gastos. Para apoiadores de Lielson, a tática é maldosa e mente para a população.

... Entre as publicações, os opositores relacionaram os cerca de R$ 3,2 milhões recebidos pela Prefeitura, oriundos do Governo Federal. Na publicação, a afirmação de que “dinheiro em Milagres tem de sobra” não explica que o recurso é parte da ajuda prometida aos municípios, após a queda na arrecadação durante a pandemia. Mas, é campanha e vale tudo!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ