Jornal do Cariri
Mais de 700 grupos e artistas participam da Mostra Sesc Cariri
Evento terá início no próximo domingo, dia 7
Foto: Davi Pinheiro
Joaquim Júnior
02/11/21 21:00

Consolidada como uma das maiores mostras de cultura em todo país, a Mostra Sesc Cariri de Culturas 2021 terá início no próximo domingo (07). Com show de abertura do cantor Nando Reis, o evento reunirá mais de 700 grupos e artistas, que foram contemplados por meio de edital e convites. As ações, que acontecem em formato híbrido, terão encerramento em 14 de novembro. O cantor, compositor e poeta caririense Abidoral Jamacaru será o responsável por fechar a edição deste ano. A apresentação será realizada na Praça Siqueira Campos, em Crato, com transmissão pelas redes sociais.

Alemberg Quindins, gerente de Cultura do Sesc Ceará, conta que “a preparação da Mostra Sesc Cariri de Culturas 2021 parte, principalmente, da vontade de fechar o ciclo interrompido devido a pandemia, em 2020”. Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo e Nova Olinda receberão apresentações e performances presenciais, que acontecerão também no Teatro Sesc de Iguatu. Serão 162 ações nas linguagens de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Patrimônio.

Em continuidade à campanha pela inclusão da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, estão programadas quatro mesas formadas pelo Grupo de Trabalho do dossiê, em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Nelas, conforme explicou Alemberg Quindins, gerente de Cultura do Sesc Ceará, serão discutidos o processo de diálogo que vem sendo construído junto à população do entorno da Chapada do Araripe e os caminhos que vêm sendo formados até a sua inclusão no patrimônio mundial junto ao Iphan e Unesco.

Na websérie “Mestres Guardiões da Memória”, gravada em locais históricos e importantes da região, o protagonismo será dos Mestres da cultura popular, brincantes e seus grupos de tradição. Apresentações de reisado, lapinha, guerreiro, coco, maneiro pau, bacamarte, incelenças, maculelê, quadrilha junina, maracatu, banda cabaçal e penitentes, acontecerão em lugares como o Horto de Padre Cícero, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Festa de Santo Antônio de Barbalha, Centro de artesanato e cultura popular Mestre Noza, Lira Nordestina, entre outros. “Desde 2017, o Sesc realiza a ação ‘Pensando Verde na Mostra’ fomentando as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nesta edição, o projeto acontece de 11 a 14/11, na Praça da Sé, na cidade do Crato, com trocas de mudas, exposições mediadas, oficinas e uma vivência ambiental na Chapada do Araripe”, menciona Alemberg.

Durante a edição 2021 da Mostra de Culturas, um novo museu orgânico será inaugurado. O projeto, que identifica os espaços a partir dos valores do território de uma geografia cultural e seus ciclos artísticos, abrirá as portas da Casa de Telma Saraiva – Museu da Fotografia do Cariri, que foi guardiã cultural da imagem fotográfica do território. “É o maior acervo fotográfico preservado do Cariri. A sua reserva técnica é imensa e traduz a história da importância do trabalho da família Saraiva na antropologia da oitava arte regional”, destaca o gerente de Cultura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ