Jornal do Cariri
Mais de 7.500 empresas foram abertas no Cariri em 2023
Crajubar lidera na criação de novos negócios
Foto: Nívia Uchôa
Joaquim Júnior
12/12/23 11:00

Entre os meses de janeiro e novembro de 2023, mais de 7.500 empresas foram registradas na região do Cariri. Os números, que representam saldo positivo de 2.619 empresas abertas ao longo do período, foram repassados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Juazeiro do Norte lidera o ranking, com 3.450 registros, seguido por Crato, com 1.236 novas empresas, e Barbalha, com 532.

A diminuição do tempo médio de abertura de uma empresa pode ser apontada como um dos fatores que colaboram para o crescimento na abertura de empresas. No Cariri, o tempo médio de abertura era de 3h 48min em 2022. Em 2023, o tempo caiu para 2h 51min.

Na última semana, uma reunião entre representantes dos municípios do Crajubar e da Jucec debateu a implementação da Empresa Mais Simples. O programa de simplificação da formalização de empresas possibilita mais agilidade e desburocratização ao procedimento de abertura de negócios e deve ser implantado até fevereiro de 2024.

"Para promover o desenvolvimento da região do Cariri, buscamos fortalecer parcerias com as prefeituras locais, trabalhando de perto para implementar o programa. Nossos esforços conjuntos visam não apenas fomentar a economia regional, mas também criar um ambiente propício aos negócios, proporcionando oportunidades e impulsionando o crescimento local", afirma Caio Rodrigues, vice-presidente da Jucec.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ