Lula recebe Camilo e Governador Elmano
08/11/22 0:00

Nesta segunda (07), o presidente eleito Lula recebeu, em São Paulo, o futuro governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o novo senador cearense Camilo Santana. Quem prestigiou o encontro foi o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, aniversariante do dia. Na reunião, Lula agradeceu os 70% dos votos obtidos no Ceará. Reconheceu o empenho pessoal do maior líder político do Estado, Camilo Santana, em sua vitória consagradora. Também agradeceu o esforço do governador Elmano, de Izolda Cela e transmitiu toda sua gratidão aos cearenses pela expressiva votação conquistada nas eleições deste ano. Lula, Camilo e Elmano ainda conversaram sobre a conjuntura nacional e os principais desafios para o Brasil e o Ceará nos próximos quatro anos. Elmano e Camilo aproveitaram a oportunidade para dar um abraço no aniversariante do dia, Geraldo Alckmin. Lula estava muito feliz e grato com o sucesso de sua votação. Não cansava de abraçar Elmano e Camilo, e repetir: obrigado. Muito obrigado por acreditar que queremos dar um jeito no Brasil. O quarteto sorria de felicidade.

Camilo fica no Senado e Izolda vira ministra

O entendimento entre Lula, Elmano e Camilo é que pela necessidade de fortalecer a base do novo governo no Senado Federal, Camilo não será indicado para o ministério. Permanecer como senador também é um desejo de Camilo. Lula deve escolher dois senadores eleitos no último dia 02 de outubro - Weligton Dias (Piauí) e Flavio Dino (Maranhão) - para comporem sua equipe ministerial. O Ceará, que deu 2.173.414 votos de maioria a Lula no 2º turno, não será excluído do ministério. Camilo e Elmano defenderam, junto ao presidente Lula, a indicação da governadora Izolda para a Educação. Como não há interesse em conflitos, Fernando Haddad, que também será ministro, mas provavelmente da área econômica, apoiará a montagem do ministério de Izolda, especificamente na secretaria de Ensino Superior. Izolda e Haddad já conversaram e estão acertados. Assim, a escolha de Izolda Cela para Educação avançou demais. Esta apadrinhada por Elmano e Camilo.

Lula quer aprofundar conversa com Izolda


A governadora Izolda Cela estará presente toda esta semana no Egito. Lá, participa da COP 27- Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. Não está fechada ainda a agenda do presidente Lula. Contudo, se ele chegar ao Cairo, antes do retorno de Izolda, os dois vão se reunir. Lula está encantado com o talento da governadora cearense. Confia nela para resgatar a educação brasileira. E dará todo respaldo para a sua nomeação. Não há nenhuma resistência a escolha de Izolda para o cargo. Além da Educação, outro cargo importante que deve ficar sob a influência de Camilo e Elmano Freitas é a presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). É compromisso de Lula, avalizado por Camilo e Elmano, resgatar a importância do BNB, perdida no atual governo Bolsonaro. Impulsionar, novamente, o Crediamigo é uma imposição presidencial. Quanto ao nome do escolhido para essa missão, Camilo e Elmano não definiram ainda. Fazem consultas, ciente das exigências da Lei das Estatais a serem cumpridas pelo candidato ao cargo.

Darlan manobra para adiar eleições


Mesmo com o favoritismo da candidatura de Yanny Breno à presidência da Câmara de Juazeiro, o atual presidente Darlan Lobo não pensa em desistir e pretende se lançar à reeleição, mesmo sabendo que suas chances de vencer são pequenas. Darlan está montando a sua chapa e conversando com os colegas vereadores. Darlan acredita que votos mudaram de lado, motivados por conversas olho no olho. O problema é que os detalhes desses encontros sempre vazam, e chegam ao conhecimento do Ministério Público do Ceará. Como hoje perderia as eleições, Darlan quer ganhar tempo. Por isso, continua adianto a eleição e garante que a votação não acontecerá neste mês de novembro. Estava marcada a escolha do novo comando do Poder Legislativo, para depois do dia 20. Mas, Darlan quer deixar a eleição para dezembro, em sessão extraordinária. A manobra para o adiamento, Darlan diz ter encontrado numa brecha do regimento Interno para bancar a prorrogação.

Zé Ailton disputa o controle do PT

No Crato, todas as atenções do prefeito Zé Ailton está na eleição para a nova direção do PT municipal. Quem vencer esse processo interno define a política do PT no Município. No PED do Crato, que define o candidato a prefeito e a política de alianças, Zé Ailton quer ser mais ouvido e ter uma maior participação no Diretório Municipal. Zé Ailton diz não querer trombar com nenhum militante e nenhuma tendência. Apenas, buscará nos canais internos do PT, o meio de influir em sua sucessão. Age com sabedoria. Aprendeu rápido como é a vida orgânica dentro do PT. Conseguir mais espaço no PT do Crato é a principal meta do prefeito Zé Ailton. Agora, quem o ajuda nessa articulação é Camilo Santana. Daí, sua força crescer. Essa dobradinha Zé Ailton-Camilo tem tudo para emplacar e decidir os rumos políticos do Crato nas eleições de 2024.

De mulher para mulher no Abolição

O Ceará assistiu um fato inesquecível para mostrar a força da mulher cearense. A governadora Izolda Cela viajou para a COP 27, onde permanecerá por seis dias, e transferiu o cargo para outra mulher. Como o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, está viajando para o exterior, coube a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Naílde Pinheiro, a tarefa de assumir o comando do Abolição. A governadora Naílde Pinheiro é do Cariri. Nasceu em Aurora. Durante essa curta interinidade, a governadora Naílde Pinheiro pretende trabalhar com discrição. Governadora Izolda ressaltou a importância dela como primeira mulher a assumir os destinos do Ceará, ser substituída por outra mulher. E o interessante: Izolda é de Sobral, zona Norte. Naílde é de Aurora, Cariri. Para Izolda e Naílde, esse fato retrata o espaço que as mulheres estão alcançando no Estado. Vem também do Cariri, o presidente interino da Assembleia, deputado Fernando Santana. A propósito, no biênio 23-24, Evandro deve ser reeleito. Já no período posterior, 25-26, Fernando Santana lidera a bolsa de apostas no Legislativo.


Disse me disse…

O ex-secretário de Segurança e um dos braços direitos do prefeito Glêdson, o advogado Doriam Lucena, parece ter mudado de lado.

Ao lado de outro ex-aliado, o vereador Marcio Joias, Doriam publicou uma foto de “momento para discutir meios de fiscalização do dinheiro público”.

O vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, continua na defesa do senador Camilo Santana e de seus aliados. Agora, o alvo foi o deputado André Fernandes.

Giovanni respondeu ao irônico parabéns de André ao TSE. No vídeo publicado nas suas redes sociais, Giovanni atacou o deputado federal rival. Eunicio Oliveira já trabalha para se tornar uma opção dos partidos que elegeram Lula à sucessão do presidente Arthur Lira.

Desculpe a ignorância, que argumentos tão fortes usará o presidente da Câmara de Juazeiro, Darlan Lobo, para vai mudar os votos dos vereadores para reelegê-lo?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ