JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Lula prestigia Camilo Santana de olho em 2026
Camilo se destaca como plano B de Lula para o Planalto
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
Robson Roque
01/07/25 16:23

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), está na lista de nomes preferidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para sucedê-lo, caso desista de concorrer à reeleição no próximo ano. O prestígio do caririense junto ao principal líder petista cresceu ao longo deste ano, o que o posiciona para disputar o Planalto em 2026. 

Na semana passada, o ministro caririense representou o Brasil e o presidente da República em um evento que celebrou os 50 anos de independência de Moçambique. Camilo esteve ao lado de vários chefes de estado, como os presidentes de Portugal e do país africano.

Dois fatores colocam Camilo à frente de outros postulantes, como o ministro da Economia, Fernando Haddad, que já foi candidato a presidente. Em primeiro lugar, Camilo criou e lidera o Pé-de-meia, o principal programa do terceiro mandato de Lula. O presidente também demonstra satisfação com o perfil político do caririense, que dialoga tanto com nomes da esquerda quanto da direita.

Camilo, no entanto, desconversa sobre a possibilidade de candidatura a presidente, preferindo destacar o favoritismo de Lula. “Lula é um candidato imbatível, independentemente de quem seja o concorrente”, considerou o ministro, ao ser questionado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Embora a popularidade de Lula tenha caído a patamares históricos nas últimas semanas, Camilo propõe comparar o terceiro mandato do petista com o do antecessor, Jair Bolsonaro. Com a estratégia, Camilo busca sublinhar o capital político de Lula. “Não estou falando só numa área, mas em todas. Inflação melhor, temos pleno emprego, menor índice de desigualdade, aumentamos a renda média, PIB crescendo. O Brasil tirou, em um ano, 15 milhões de brasileiros da fome”, pondera.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE