Jornal do Cariri
Lula entrega decisão nas mãos de Guimarães
28/06/22 0:00

Numa reunião ocorrida nesta segunda (27) em São Paulo, entre a presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann, e o deputado federal José Guimarães, ficou acertado que o futuro da aliança PDT/FG com PT/Camilo/Guimarães depende exclusivamente da posição que o PT cearense resolver assumir nas eleições estaduais de outubro. Quem abençoou entregar essa missão nas mãos de Guimarães foi o presidenciável Lula. Sugeriu que ele escutasse o PT e, em especial, a Camilo Santana. E adotasse a solução que melhor avaliasse ser para o PT cearense. Com o aval de Lula, Guimarães realiza neste sábado (02) o encontro estadual do PT em Fortaleza, quando o partido definirá o seu posicionamento na corrida eleitoral ao Abolição. É certo que Guimarães, juntamente com Camilo e o PT, manterão o veto à candidatura de Roberto Cláudio. Não há veto ao nome de Cid  Gomes. Agora, se o PDT insistir com a alternativa de Roberto Cláudio, o PT romperá. Essa definição não acontecerá esta semana. Somente lá no dia 04 ou 05 de julho, quando o PDT fará sua convenção no Ceará. Até lá, muitas brigas, discussões e indefinições.

Darlan garante que Bilinha explicará contas   

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo, após o retorno do seu afastamento, tem recebido elogios de todas as vertentes políticas. Está mais fácil dialogar com ele, apesar de continuar com suas posições firmes. Darlan ficou mais maleável, depois de ter ficado fora da cadeira de presidente por 180 dias. Depois de ter denunciando possíveis desmandos na gestão do presidente interino Bilinha, Darlan não demonstra determinação em se apresentar como implacável, diantes dos gastos excessivos promovidos por Bilinhga. Por Dalan, a auditoria nas contas da Era Bilinha poderia nem mais ocorrer. Só acontecerá porque o Tribunal de Contas do Estado(TCE) do Ceará irá fazer um levantamento diante da necessidade de examinar os gastos realizados por Bilinha durante sua interinidade. Esteve no cargo por decisão judicial. E esse período precisa ser analisado . Bilinha até ameaçou o presidente Darlan: se suas contas fossem abertas, ele tornaria públicas as contas dos últimos dois presidentes (Darlan e Capitão Vieira). Darlan retrucou afirmando não se intimidar com o comportamento de Bilinha.

Troca de vereadores na Câmara do Crato

A Câmara do Crato terá mudanças nos próximos dias. O vereador Dárcio Luiz deve assumir uma cadeira na Casa e não é no lugar do colega Gabriel Figueiredo, a quem processa por infidelidade partidária. Dárcio deve assumir a vaga de Nando Bezerra, condenado em ação criminal, em primeira instância, sem recorrer da sentença. Transitado e julgado, o processo motiva a perda do mandato e a Câmara já foi notificada. Entre os vereadores, a dúvida é que rumo Dárcio dará a seu mandato no Legislativo cratense.

Mauro Filho continua se articulando no Cariri

O deputado federal Mauro Filho, também pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT, esteve novamente no fim de semana em Juazeiro do Norte. Se articulando em duas frentes, Mauro reafirmou o apoio da ex-deputada Ana Paula Cruz e conquistou ainda a adesão da ex-vereadora Rita Monteiro. Outro que entrou na conversa com Mauro Filho foi o vereador Cicinho Cabeleireiro, que no entanto não bateu martelo, mas está bem próximo. Todos os entendimentos são para fortalecimento do nome do parlamentar para concorrer ao Governo do Ceará ou à reeleição de deputado federal. Se assumir a candidatura a federal, Mauro Filho, tem confiança de alargar sua influência  por todo o Cariri. Prefeitos de cidades como Altaneira e Farias Brito esperam o anúncio do candidato do PDT que sairá da disputa interna e se Mauro Filho não emplacar, não descartam uma aliança eleitoral em suas cidades.

Ciro implacável com candidata de Camilo

Camilo Santana sofre nas mãos dos irmãos Ciro e Cid Gomes. Em dois recentes eventos sociais – casamento do filho Pedro da governadora Izolda Cela e batizado da filha caçula do senador Cid Gomes, ambos ocorridos em Sobral – ficou claro que a palavra final sobre a escolha do candidato do PDT será de Ciro Gomes. Abordado sobre a sucessão estadual, num dessas festas, Cid foi categórico e mostrou bem seu estilo: aqui não é local, nem hora para discutir esse assunto. E fechou a cara. Camilo e Izolda Cela queriam conversar com Cid sobre o compromisso assumido por ele de apoiar à reeleição da governadora Izolda. Essa candidatura está implodindo, pois Ciro tirou a coordenação da escolha das mãos de Camilo e entregou ao deputado André Figueredo. Não satisfeito, fez chegar a Izolda que sua missão é ser governadora interina. E ser candidata à prefeitura de Sobral em 2024. O nome do PDT é Roberto Cláudio. Ciro decidiu. Cid não o contesta.

Camilo ou se rende a RC ou terá dificuldades

Ciro Gomes transmitiu um recado em tom de ameaça a Camilo Santana. Avisou-o que se o PT romper a aliança com o PDT por vetar à candidatura de Roberto Cláudio, sua eleição ao Senado ficará bem comprometida. Ciro até lançou a chapa pura que o PDT aprovará na convenção estadual de agosto: Cid Gomes para governador e Roberto Cláudio para senador. Os FG já sabem que o candidato do PT, em caso de rompimento, será o deputado estadual Elmano Freitas. Ciro pensou em fechar um acordo para apoiar à reeleição do senador Tasso Jereissati. Porém, Tasso está determinado a ser vice na chapa da senadora Simone Tebet, MDB, à presidência da República. Sem a opção de Tasso, Roberto Cláudio concorreria contra Camilo, e a aposta de Ciro é derrotá-lo. Camilo anda chateado com o comportamento agressivo que Ciro tem tido em relação a ele. Avalia ter sido honesto e, antes de se desincompatibilizar, ter discutido francamente sobre a candidatura da governadora Izolda Cela. Não esperava ser traído.

Disse me disse...

O ex-prefeito do Crato, Zé Adega, apareceu ao lado do presidente regional do PL, prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, e do ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos.

Por decisão do presidente Acilon Gonçalves, Zé Adega será o coordenador da campanha do presidente Bolsonaro no Cariri. Já Raimundo Matos terá outra função.

Raimundo Matos aguarda uma definição nacional do PL. Tanto pode compor a chapa com o Capitão Wagner, ou se esse acordo naufragar, concorre ao Abolição. Mas terá a missão: coordenar a campanha de Bolsonaro no Ceará.

Essa participação de Zé Adega no palanque de Bolsonaro desagradou. No dia seguinte, o deputado estadual Danniel Oliveira foi ao Crato e se reuniu com Zé Adega e Pedro Alagoano. Cobrou fidelidade.

Fernando Santana conseguiu a liberação de R$22 milhões junto ao Governo Izolda para Juazeiro do Norte. Prefeito Glêdson sorri.

Desculpe a ignorância, até quando a Idab continuará ofertando um serviço de qualidade duvidosa à população de Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ