Jornal do Cariri
Lula e Camilo visitam o Ceará e lançam obras para o Cariri
Seis cidades serão beneficiadas com obras federais
Foto: Ricardo Stuckert - PR
Robson Roque
18/06/24 0:00

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retornará ao Ceará, na próxima quinta-feira (20), para o lançamento de obras custeadas pelo Governo Federal no Estado, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, Lula vai inaugurar o Residencial Cidade Jardim, do Minha Casa Minha Vida, em Fortaleza. Existe, ainda, a expectativa de que eles venham ao Cariri, no mesmo dia, junto com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). 

Caso a agenda presidencial não se estenda ao interior, em Fortaleza, acontecerá o lançamento de obras voltadas para o Cariri. Entre elas, as três unidades do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE), em Barro, Campos Sales e Lavras da Mangabeira, e um Hospital Universitário (HU), vinculado à Universidade Federal do Cariri (UFCA). A unidade de saúde será construída com recursos do Novo PAC, que prevê R$ 1,7 bilhão para novos hospitais universitários, totalizando R$ 5,5 bilhões para expansão do ensino superior federal. 

Além do HU, a UFCA também foi contemplada com outras obras, como uma biblioteca e um restaurante universitário, em Juazeiro do Norte; salas de aula em Barbalha e Brejo Santo; infraestrutura, urbanização e instalações prediais complementares em Crato.

O Ministério da Educação, em parceria com o governo estadual e municípios cearenses, pretende ampliar a educação em tempo integral. Barbalha é uma das cidades contempladas com a construção de uma das 38 escolas em tempo integral, anunciadas por Camilo Santana, na semana passada. 

“Não tenho dúvidas que, em pouco tempo, o Ceará será o 1º lugar na oferta de educação em tempo integral. Esse é um modelo que diminui a evasão e o abandono, melhora a qualidade da aprendizagem, os resultados, mas também olha para o projeto de vida dos alunos”, considera o ministro. O Gabinete da Reitoria da UFCA informou, nesta segunda-feira (17), o cancelamento da visita de Lula à UFCA. Mas o presidente mantém a agenda em Fortaleza.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ