Jornal do Cariri
Lula e Camilo têm conversa definitiva
08/06/21 0:00

Uma reunião do ex-presidente Lula e do governador Camilo Santana selou o destino do PT no Ceará. A informação foi publicada na revista Veja, e as consequências desse encontro afetam diretamente o futuro político das eleições no Estado. Lula foi categórico com Camilo. Declarou que não há possibilidade de um palanque duplo numa aliança entre PDT e PT no Ceará, e que não aceita mais receber Ciro Gomes para nenhuma reunião. Lula não escondeu ter profundas mágoas de Ciro. Daí, querer distância dele. “Que Ciro siga o caminho dele”. E completou: “sobre Ciro, eu não falo mais. Nem adianta insistir.” Camilo compreendeu que as portas estão fechadas para um acordo entre Lula e Ciro, devido as agressões ciristas ao petista. Camilo entendeu que está sem jeito o confronto.

Governador decide permanecer no PT
Após a longa reunião com Lula, Camilo retornou ao Ceará e convocou aliados mais próximos para um comunicado. Afirmou que, após 22 anos filiado ao PT, não há a menor possibilidade de deixar o partido para se filiar a qualquer outra legenda. Pôs água nas pretensões do vice-prefeito de Fortaleza, Elcio Batista, que sonhava em filiar Camilo ao PSB. Essa filiação está descartada. Outra decisão do Governador com reflexo nas suas relações com os irmãos Ciro e Cid Gomes: irá apoiar a candidatura de Lula ao Planalto em 2022. Não votará em Ciro. Trabalhará intensamente a favor de Lula,  mantendo a sua liderança no Ceará. Essa resolução irá desagradar a Ciro, que hoje aparece em terceiro lugar nas pesquisas, lá atrás de Lula e Bolsonaro.

Indefinição sobre candidatura ao Senado
Camilo está em plena campanha para ser senador do Ceará. Quer ocupar a vaga de Tasso Jereissati. Só que não construiu, ainda, a equação política que favoreça a sua eleição. Caso saia do governo e se lance candidato ao Senado, terá como companheiro de chapa um nome do próprio PT ou Eunício Oliveira, do MDB. Não é essa vontade de Camilo. Seu desejo é uma dobradinha mesmo que informal com Cid Gomes, candidato do PDT ao Abolição. Essa união esbarra nos empecilhos políticos da briga de Lula com Ciro. Desse modo, Camilo pretende ter um diálogo franco com o senador Cid Gomes. Dirá que é candidato ao Senado, porém, se Cid quiser que ele conclua seu mandato, muda seus planos. Camilo fará o que Cid achar que for melhor para sua candidatura ao Governo do Ceará. Agora, o Governador somente atende ao pedido de Cid. Se o PDT lançar outro candidato, Camilo estará livre.

Camilo amplia contatos com prefeitos
Camilo Santana tem se reunido com prefeitos de todo o Ceará. Inicialmente, priorizou os administradores do Cariri. Em seguida, continuou suas conversas políticas, tête-à-tête, com pauta única por todas as regiões: comunicar que é candidato ao Senado em 2022, e que se desincompatibiliza em abril do ano que vem. Nas reuniões, tem recebido apoio unânime para disputar a vaga hoje pertencente ao senador Tasso. Camilo tem atendido na hora as solicitações dos municípios. Nada de promessas a serem cumpridas mais adiante. Nada disso. Os recursos são liberados com o prefeito dentro do gabinete do Governador. Camilo sabe que o tempo trabalha contra ele, e quer fechar um amplo arco de apoios a sua candidatura, evitando correr qualquer risco em sua eleição. Contudo, essa solução sobre ser ou não candidato, depende das articulações dele com Cid Gomes.

PT nacional acompanha Ceará com pesquisas
A direção nacional do PT está monitorando os principais colégios eleitorais do Brasil. No Ceará, o levantamento é feito a cada 30 dias e coloca em confronto nomes da oposição e da base de apoio dos FGs. A última pesquisa, que serve apenas como análise interna, confirma uma disputa acirrada entre nomes do grupo Ferreira Gomes e a indicação do ex-presidente Lula. Esse favoritismo do PT não bate com as pesquisas do Planalto, onde a liderança da disputa pelo Abolição é do deputado federal Capitão Wagner. O único nome capaz de mudar esse quadro favorável a Wagner é o senador Cid Gomes. Quando a enquete coloca Cid versus Capitão Wagner, o candidato dos FGs assume o comando por uma pequena margem, numa disputa acirrada. Entretanto, é bom que fique claro que, hoje, os cenários das pesquisas ainda estão muito distantes das definições. É apenas um retrato do momento. Servem como base para escolha de quem seguirá na luta eleitoral. Se as eleições fossem hoje, Cid não seria o candidato dos FGs ao Governo do Ceará.

Oposição do Crato quer CPI da covid
 O candidato a prefeito derrotado do Crato, Aluísio Brasil, disse nas redes sociais que vai protocolar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o prefeito Zé Ailton Brasil. A comissão seria para investigar os recursos destinados à covid. O pedido tem sido avaliado pela base do prefeito Zé Ailton, como uma represália ao pedido de cassação do vereador Gabriel Figueiredo, aliado de Aloísio, que teria advogado contra o Município, o que é vedado por lei. Com apenas um vereador sendo ameaçado de cassação, Aluísio investe mesmo é na repercussão nas redes sociais e com isso se promover, já que se declarou pré-candidato a deputado estadual. Aluísio quer aparecer, mas não terá sucesso na CPI por duas razões. A primeira, só tem o apoio de um único vereador, o próprio Gabriel Figueiredo. Segunda questão: os recursos da covid são federais e a Câmara Municipal não está habilitada a investigar.
 
Idab sabe que não tem condições de ficar
A divulgação do relatório da auditoria do balanço do mês de atividades da organização social Idab à frente da UPA de Limoeiro e do Hospital São Lucas tornou irreversível a necessidade do rompimento de contrato dessa OS com a prefeitura de Juazeiro do Norte. As denúncias com a ausência de prestação de contas e os comentários que circularam pelas ruas de Juazeiro geraram um desgaste desnecessário a imagem da administração municipal. O prefeito Glêdson Bezerra, que identificou as irregularidades através da auditoria da secretaria de Saúde do Município, não é de passar pano em situações erradas. Como também o Ministério Público Federal e do Ceará não concordam em deixar para lá os erros encontrados na gestão da Idab. Romper o contrato dela e apurar responsabilidades é a melhor alternativa para todos juazeirenses.
 
Disse me disse:

  • Depois de uma intensa discussão sobre os nomes que seriam apoiados pelo prefeito Zé Ailton, o PT cratense mergulhou num silêncio sepulcral.
  • Apesar das muitas negativas de apoio, dentro e fora da base do prefeito, o vereador Pedro Lobo continua trabalhando na candidatura estadual.
  • O sonho de Pedro Lobo esbarra nos compromissos do prefeito Zé Ailton, e como o governador Camilo encara essa candidatura.
  • O deputado estadual Rafael Branco conseguiu R$ 840 mil em emendas para três municípios do Cariri, nos seus 15 primeiros dias de mandato.
  •  Crato, Antonina e Penaforte foram beneficiados com os recursos para saúde e pavimentação. Rafael é o principal articulador do MDB no Cariri.
  • Vereador Gabriel Figueiredo, que sofre um processo de cassação do seu mandato, tenta ampliar a confusão na Câmara do Crato.
  • Quer propor um pedido de cassação contra um dos vereadores da situação, Luís Carlos Saraiva. Advogado, Luís Carlos é acusado de assinar peças jurídicas contra órgãos de Governo.
  • Com o pedido, Gabriel pressiona a Casa Legislativa a livrar o seu mandato. Luís Carlos está afastado em tratamento contra covid.
  • Advogados do escritório do vereador Luis Carlos desmentem essa mentira: dizem que ele não assina as peças e que são de responsabilidade do escritório.
  • Desculpe a ignorância, o governador Camilo Santana sai ou fica no Governo após conversar com o senador Cid Gomes?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ