Jornal do Cariri
Lula avisa a Haddad: Camilo será melhor ministro da Educação
01/08/23 0:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda (31), a lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral, que prevê R$ 4 bilhões de investimento para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas. Durante evento no Planalto, presidente Lula reconheceu publicamente o trabalho do ministro da Educação, Camilo Santana. Disse: “ Quero dar os parabéns para Camilo. Já disse aqui que (ministro Fernando) Haddad foi o melhor ministro da Educação que tive. Pelo que estou vendo, Haddad pode se preparar, ele pode perder o pódio, se Camilo conseguir fertilizar o País com uma qualidade excepcional (da educação) como o Ceará”. Esse discurso de Lula, tendo a seu lado o governador do Ceará, Elmano de Freitas, criou uma nova realidade política no PT. Se Lula não disputar à reeleição em 2026, estão colocados os 02 candidatos petistas à sucessão de Lula: Haddad e Camilo Santana. Ambos são geradores de notícias positivas para o Brasil, elevando a popularidade do Governo Lula.

Elmano cuida mesmo dos direitos dos presos

O governador Elmano de Freitas realizou uma reunião do seu secretariado entre sexta (28) e sábado (29), para fazer um balanço dos 06 primeiros meses de sua administração no Abolição. Elmano destacou o sucesso da implantação do programa Ceará sem Fome, que já atende 42 mil famílias no Estado. Também reafirmou “ não ter nenhuma complacência, e ser muito duro com quem se desvirtua no sistema prisional, especialmente com a prática de tortura.” Firmou uma posição clara a favor dos direitos humanos e anunciou que: “ nós devemos, a partir do dia 2 de agosto, já iniciar o processo de implantação de câmeras em todo o sistema prisional, onde não haverá nenhum espaço que não tenha câmera em tempo real, e que essas imagens, em tempo real, serão disponibilizadas para o Poder Judiciário, para o Ministério Público, para a Controladoria dos Órgãos de Segurança e Disciplina, que é quem abre os processos administrativos de punição desses servidores – e para personalidades reconhecidas da área dos direitos humanos, para que com isso nós tenhamos efetivamente um controle maior de tudo que acontece nos presídios cearenses.” Essas câmaras vão ser implantadas nos presídios do Cariri, concomitante as outras penitenciárias estaduais.

Giovanni incomodado aceita apoiar Guimarães

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, apoiador de primeira hora do ministro Camilo Santana, se diz inconformado com o lançamento da pré-candidatura do deputado José Guimarães à prefeitura de Juazeiro do Norte. Giovanni avalia que o PT lança muitos nomes de fora e deixa toda a base sem ser respeitada. Avalia que a conduta política como “balbúrdia e que o único com condição disputar contra o prefeito Glêdson Bezerra é o deputado Fernando Santana. Para ele, o único filiado ao PT de Juazeiro com reais condições de impedir à reeleição do prefeito Glêdson. Giovanni cobrou a Fernando Santana que abra a discussão e criticou o comportamento de Guimarães, Arnon Bezerra, Davi de Raimundão e Luiz Ivan. Disse que esses políticos reclamam apenas nos bastidores. Giovanni avalia a base eleitoral governista em Juazeiro como desorganizada e que joga com firula. Apesar das críticas, Giovanni garante que votará no nome lançado por Camilo, mesmo que seja Guimarães.

PT trabalha para isolar prefeito Glêdson Bezerra

Disposto a conquistar a prefeitura de Juazeiro do Norte, o PT deflagrou uma estratégia de isolamento ao prefeito Glêdson Bezerra. Mesmo depois de colocar a possibilidade de disputar a Prefeitura em 2024, o deputado federal José Guimarães anunciou emendas para as cidades de Crato e Barbalha. As duas juntas devem receber cerca de R$ 9 milhões, enquanto Juazeiro ficou de fora. Nas redes sociais, os juazeirenses cobraram essa postura do líder do Governo Lula, já que Guimarães sempre é bem votado no Município. Mas, a operação isolamento deve piorar. Autor da lei que reconhece o transporte do “Pau de Arara” como patrimônio histórico, portanto, autoriza a prática, Guimarães não enviou convite para o prefeito juazeirense comparecer à cerimônia de assinatura da lei. Estranhamente, Glêdson não recebeu convite, enviado aos prefeitos de Crato, Barbalha e Santana do Cariri.

Leitão não convenceu na prestação da Expocrato

Pressionado a fazer uma prestação de contas da Expocrato 2023, o promotor aposentado Leitão Moura até tentou, mas não conseguiu convencer à população do Crato. Essa a avaliação da maioria dos vereadores ouvidos sobre a prestação de contas da exposição. Leitão prestigiou comunicadores amigos, concedendo entrevistas, onde não foi apertado. Leitão falou sem ser importunado e foi embora dizendo ter prestado contas. Ninguém engoliu o engodo da coletiva, onde não foi informado o básico como valores arrecadados e gastos feitos. A caixa preta da Associação dos Criadores, comandada por Leitão, continua intocada. Mas, a postura vai custar caro ao ex-promotor, que deve ficar fora do páreo pela sucessão do prefeito Zé Ailton Brasil. Na base governista, a argumentação é uma só: como se quer administrar uma cidade, se não consegue ser transparente nem com a gestão de um evento.

Pressão de vereadores para definir candidatura

Os vereadores cratenses Florisval Coriolano, presidente da Câmara, e Pedro Lobo, estão alinhados sobre concorrer à sucessão do prefeito Zé Ailton. Florisval e Pedro estão unidos para se fortalecerem na base governista. Se obtiverem sucesso, defendem que quem estiver melhor é o candidato à prefeito do Crato, com aval do prefeito Zé Ailton. A pressão é sobre o deputado José Guimarães. Querem convencê-lo a interferir no processo de escolha do candidato. No momento, a indicação do candidato à sucessão de Zé Ailton é do próprio, segundo declarou o ministro Camilo Santana. O governador Elmano de Freitas avalizou essa posição. E Guimarães silenciou. Esse silêncio dele, logicamente, foi compreendido como o seu consentimento às diretrizes de Camilo e Elmano de Freitas. Daí, essa movimentação de Florisval e Pedro Lobo para atrair Guimarães para enfrentar Zé Ailton tem chances reduzidas de dar certo. Guimarães pode até tentar bancar um deles para vaga de vice-prefeito, contudo não irá se contrapor a Elmano, Camilo e Zé Ailton nas eleições do Crato.

Disse me disse…

Eudoro Santana assume, no próximo dia 26, a presidência do PSB do Ceará. O PSB passa a apoiar o Governo Elmano.

Presidente estadual interino do PDT, Cid Gomes não desistiu da aliança com PT para prefeitura de Fortaleza.

Como contraponto a esse apoio ao PT, Cid Gomes insistirá no lançamento de Guilherme Landim à presidência da Assembleia.

Pegou mal a indicação de Ildo Junior para a presidência do PV do Crato. Eleitor de Roberto Cláudio, Ildo despertou protestos do petista.

Pedro Lobo tem reclamado das decisões tomadas pelo PV, que está na federação com o PT de Elmano de Freitas. Ninguém sabe quem é padrinho de Ildo Junior.

Ainda no Crato, o Progressistas faz evento com mulheres no sábado. A direção fala em trabalho de fortalecimento do partido.

Lideranças do PP, os deputados Zezinho e AJ Albuquerque devem confirmar presença na agenda. A articulação é do Rafael Branco.

Desculpe a ignorância, é duelo de candidatos essa trombada do vice-prefeito Giovanni Sampaio com José Guimarães?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ