Lula agora só tem ministro Camilo como plano “B” caso desista de reeleição
10/03/26 0:00

O presidente Lula está impactado com a mais nova pesquisa DataFolha, que mostra no segundo turno na corrida ao Planalto, um empate técnico entre Lula e o seu principal adversário, o senador Flávio Bolsonaro. Assim, o resultado hoje é de 46% a 43%. Os dados apontam que a diferença de Lula para Flávio Bolsonaro caiu em dois meses, 12 pontos percentuais. Lula caiu 5 pontos. Tinha 51 e hoje está com 46. Flávio Bolsonaro subiu 7 pontos percentuais. Cresceu de 36 para 43%. Não há mais favorito na corrida presidencial.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, acusou o golpe. Disse que “a pesquisa demonstra a fotografia de hoje. “E disse mais: “nada aponta para que esse cenário venha a se consolidar. Não significa que esse quadro vai se consolidar, nada aponta para isso. O ambiente político acirra a polarização, o que move emoções. O governo do presidente Lula tem muito o que mostrar.”
O clima mudou no PT e no Planalto. O presidente Lula não admite, mas entre os caciques petistas, já se teme que Lula não dispute o quarto mandato. E uma novidade, como o ministro Fernando Haddad foi lançado candidato a governador de São Paulo, nesta segunda (09), se Lula desistir, a sua alternativa para enfrentar o bolsonarismo é a candidatura do ministro Camilo Santana.

Glêdson convida Elmano para reinaugurar Memorial
O prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, confirmou que o cerimonial da Prefeitura enviou um convite institucional para o governador Elmano participar da reinauguração do Memorial Padre Cícero, no próximo dia 24 de março. Foi um gesto, e Glêdson admitiu que tem posições políticas contrárias ao Governador, mas ressaltou ser importante a presença de autoridades na reinauguração do Memorial . “O convite está feito, e se ele puder comparecer, será um motivo de muita honra”. E justificou: “Existe, sim, uma distância política entre nós muito grande. Então, torço para dar certo e, assim, nenhuma diferença política possa atrapalhar um momento como esse. Eu tenho batido na tecla de que a memória do Padre Cícero deve estar acima e além de questões políticas”. A reação do governador Elmano foi digna: “No que diz respeito à possibilidade de convite [reinauguração Memorial Padre Cícero], eu não tenho essa informação, se chegou o convite ou não. Não me passaram ainda, mas evidentemente que eu tenho interesse de participar de um evento que significa a entrega da reforma do equipamento e, sendo possível, virei participar”.

Governador destaca a importância do Cariri
Durante a sua passagem pelo Cariri, para a inauguração da empresa AeC Centro de Contatos, em Juazeiro, nesta segunda (09), o governador Elmano frisou a relevância eleitoral do Cariri: “o Cariri tem um peso decisivo, sempre foi assim e vai continuar sendo assim, pela força desse povo, pelo tamanho da população, pela coragem que esse povo tem de tomar decisões políticas, pela referência que é para todo o estado do Ceará”. Elmano realçou que “as pessoas no Ceará olham como é que está se inclinando a opinião política do Cariri. Eu não tenho nenhuma dúvida que continuará sendo assim. Em qualquer eleição do Ceará, a vitória ou a derrota de alguém, de qualquer candidato, passa pelo Cariri”. Elmano explicou que na atual fase, todos estão definindo o seu futuro partidário. A janela continua até 03 de abril: “Agora, os deputados federais devem fazer a escolha dos seus partidos. Então, nós vamos fazer reunião toda semana, das lideranças nossas. E aí, depois, lá para maio, junho, julho, vamos discutir a chave majoritária com tranquilidade, com a gente tendo todos os candidatos e deputados federais e estaduais definidos por quais partidos, amadurecer o nosso projeto, quais são os novos desafios que o Ceará tem, após ter um governo que mais criou emprego de carteira assinada da história do Ceará”.

Giovanni confirma candidatura a deputado
Aliado histórico do ministro Camilo Santana, o ex-deputado estadual Giovanni Sampaio (PSB) aceitou o convite para disputar cargo eletivo neste ano. A dúvida é se concorrerá a estadual ou federal. Giovanni, que tinha recebido a missão de lideranças ligadas a Camilo, falando em nome dele, há cerca de um mês, resolveu entrar na luta eleitoral. A conversa definitiva aconteceu na última quarta (04), em Petrolina, durante a passagem da Caravana do MEC pelo município. Após o evento, Giovanni conversou com Camilo, quando confirmou estar pronto para encarar às eleições. O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, acompanhou Giovanni a Petrolina. Ao chegar do encontro, Giovanni assumiu o papel de principal articulador de Camilo no Cariri e convocou os aliados a fazerem de forma mais incisiva a defesa do governo Elmano de Freitas. Na avaliação de Giovanni, a base aliada está perdendo o confronto para a oposição, ligada à direita que, hoje, apóia o nome do ex-ministro Ciro Gomes ao governo do Ceará. A ideia é que Giovanni coordene essa defesa de Elmano e desmonte o discurso de Ciro no Cariri. Giovanni intensificará as cobranças dos aliados de Elmano e Camilo no Cariri.

Vereadora acusa colegas de falta de respeito
A vereadora Rita Monteiro (PSB) aproveitou a semana em que se comemora o Dia da Mulher – 8 de março – para denunciar, segundo ela, uma situação de desrespeito contra as vereadoras de Juazeiro do Norte. Rita não citou nomes, mas garantiu que há uma rotina de afronta por parte de colegas vereadores e garantiu que não vai mais tolerar esse comportamento. A vereadora destacou que os casos acontecem com frequência. Rita fez a denúncia à Mesa Diretora e, caso as providências não sejam tomadas, deve levar o caso ao Ministério Público e à Delegacia da Mulher, sob acusação de abuso e intimidação. Segundo a vereadora, os casos acontecem durante discussões no Plenário da Câmara. Apesar da vereadora não citar nomes, as suspeitas recaem no vereador Rafael Cearense (Podemos), como um dos mais desrespeitosos. Contudo, Rita não denunciou os nomes dos que não respeitam às mulheres parlamentares. Rita deve reunir a bancada feminina da Câmara para planejar ações mais incisivas contra essas atitudes. O caso repercutiu negativamente na região e a Mesa Diretora prometeu rigor na apuração e punição.

PRD tem nova direção, mas mantém candidatos

O presidente estadual do PRD, Michel Lins, renunciou ao cargo e se filia nesta terça (10), em Brasília, aos Republicanos, com as bênçãos do presidente Chiquinho Feitosa. Com essa saída, o PRD do Ceará tem, agora, uma nova presidente, a vereadora de Fortaleza, Carla Ibiapina, que está se filiando ao partido. Nesse novo cenário, o PRD cearense será comandado, na verdade, pelo deputado federal Júnior Mano e pelo ex-prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. Júnior Mano está filiando a sua esposa, prefeita de Nova Russas, Giordana Mano, ao PRD, para concorrer a um mandato de deputada federal. Breno Gonçalves, filho de Acilon, é outro candidato a federal do PRD. Essas candidaturas, a se confirmarem, fragilizam o desempenho eleitoral do PSB de Cid Gomes, que conversou novamente nesta segunda (09), com governador Elmano, durante a Feira da Indústria em Fortaleza, e impôs à candidatura de Júnior Mano ao Senado. No Cariri, Júnior Mano negociou e garantiu a permanência do vereador de Juazeiro, Márcio Joias, que continua candidato à Alece. Quem também se filiará ao PRD, para tentar se eleger deputado estadual, é o ex-petista Pedro Lobo.

Disse me disse…
O presidente estadual do PSOL, Alexandre Uchoa, confirmou que o Cariri terá um candidato ao Senado, Germano Lima.

No final de semana, o PSOL rechaçou uma federação com o PT, o que garante que o partido manterá às candidaturas de professor Jarir para governador e Germano Lima para senador.

Reina indefinição sobre troca-troca de partido de deputados federais e estaduais no Ceará.

A janela partidária para mudanças continua até 03 de abril. E ao que parece, deputados só resolverão onde vão disputar às eleições, no último minuto.

Após a repercussão da operação “Peso de Ouro”, do Ministério Público do Ceará, o prefeito André Barreto (PT) e o ex-prefeito Zé Ailton se manifestaram em nota e nas redes sociais.

Em nota, André ressalta que sua gestão não é alvo da investigação. Também, nas redes sociais, Zé Ailton garante que os valores da coleta de lixo na sua gestão eram o mais baixo do Cariri.

O suplente de deputado federal e diretor de negócios da Adece, Rafael Branco, intensificou sua articulação política no Crato, seu domicílio eleitoral. Rafael é pré-candidato a deputado federal e avalia ter muito o que mostrar sobre a intermediação de recursos para o município.

Na semana passada, Rafael esteve com os vereadores Jackson Arrais e Thiago Esmeraldo, ambos do PP. Nos encontros, apontou benefícios de R$ 5,6 milhões. Esse dinheiro é proveniente de emendas de bancada, já conseguidos para o Crato.

Desculpe a ignorância, Padre Cícero vai conseguir uma reaproximação entre o governador Elmano e o prefeito Glêdson?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE