Jornal do Cariri
Longe da unanimidade
Madson Vagner
12/01/21 0:00

O atual secretário de Infraestrutura de Farias Brito, o petista Samuel Linhares, está longe de ser uma unanimidade dentro do partido. Liderança responsável por levar o PT para a base do prefeito Deda Pereira, Samuel está sendo questionado internamente e pode, inclusive, deixar a sigla. Um grupo do partido, insatisfeito com sua liderança, garante que tem maioria para reverter qualquer decisão proposta por Samuel. A crise pode afetar a unidade do governo Deda com o partido. O PT elegeu dois vereadores e um possível rompimento com Deda poderia significar a conquista da maioria pela oposição na Câmara. O grupo disse que pretende conversar com Deda para esclarecer a situação interna. Os petistas descontentes devem solicitar uma participação maior na gestão e, caso Deda concorde, pode colocará em xeque a participação de Samuel na gestão. Agora, a expectativa é: quando o grupo vai se manifestar publicamente.

Dúvida e expectativa

A indefinição da Justiça sobre a situação em Missão Velha tem motivado um clima de instabilidade política que começa a incomodar a população. Sem data para acontecer, a nova eleição começa a ser questionada pelas lideranças locais. No grupo do prefeito eleito Washington Fechine, que teve o registro cassado, a expectativa para sua reafirmação no cargo aumenta. A avaliação é que ele pode ter uma decisão favorável em julgamento de recurso que tramita no TSE. A confiança sobre Washington é tanta que o grupo, sequer, cogita um nome para a disputa contra o candidato da oposição, Rosemberg Macedo, o Dr. Lorim. A decisão contra Washington no TSE não foi colegiada e, por isso, tem sido colocada em dúvida. A oposição espera pela eleição, já que perdeu a disputa na Câmara e o grupo de Washington continua no comando da Prefeitura.

Hora da revanche

O novo prefeito de Araripe, Cícero de Deus, do PDT, está com covid-19. Apesar da preocupação de aliados e familiares, o estado dele é bom. Nada que apague a alegria com a eleição sobre Roberto Guedes, do PSD, candidato do ex-prefeito Giovane Guedes. Cícero de Deus foi apoiado pelo ex-prefeito Humberto Germano, que vinha de duas derrotas contra Giovane, após ser afastado do cargo em 2014. Prefeito por seis anos, Giovane também chegou a ser cassado em primeira instancia, em 2017, mas se manteve no cargo até o fim da gestão. Agora, derrotado nas urnas, Giovane corre o risco de ter suas contas auditadas e expostas perante a Justiça. Cícero de Deus não fala no assunto, mas aliados de Germano dizem não abrir mão da devassa. A denúncia que cassou Germano foi feita por Giovane, quando foi derrotado em 2012. Chegou a hora da revanche!

Sem espaço

O novo prefeito de Salitre, Dodo de Neoclides, do Pros, já mandou o recado ao ex-prefeito Rondilson Ribeiro: não dará espaço na gestão ao petista. Rondilson declarou apoio a Dodo nas vésperas da eleição para derrotar seu ex-aliado, o ex-prefeito Agenor Ribeiro. Ou seja, no final, os dois ficaram fora da Prefeitura. A briga interna entre Rondilson e Agenor acabou entregando a Prefeitura de volta aos Neoclides. Dodo é filho do ex-prefeito e fundador da cidade, Neoclides, que, quando prefeito, foi afastado e preso. O ex-prefeito Neoclides chegou a cumprir pena na Penitenciária Agrícola de Santana do Cariri. Entre os aliados de Dodo, a cidade volta as mãos dos salitrenses. Agenor é natural de Araripina, no Pernambuco, e se radicou no Ceará apenas para ser candidato, aproveitando o desgaste de Neoclides. O grupo governou o município por 12 anos.

Preparando a bomba

O prefeito de Mauriti, Isaac Júnior, do PT, não esconde que autorizou um levantamento sobre todas as dívidas deixadas pela gestão do ex-prefeito Mano Morais, do PDT. Segundo pessoas próximas, Júnior garante que o rombo é grande e o desmonte ainda maior. Isso, porque a auditoria não está na metade. O resultado é apenas preliminar. Para os pedetistas ligados a Mano Morais, o petista prepara uma vingança. Ao assumir a Prefeitura deixada pelo ex-prefeito Evanildo Simão, também do PT, Mano acusou o petista de desmonte e citava, entre outras, uma dívida com posto de gasolina de R$ 1,7 milhão. Agora, seria a vez dos petistas, mas eles estariam preparando o relatório para não deixar dúvidas. Querem enterrar Mano de vez. A informação é que tudo será enviado ao Ministério Público.

Sob investigação

Cercado de polêmicas e investigações por corrupção, o prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues, do PT, anunciou o novo secretariado e iniciou a nova gestão. A renovação no secretariado é por dois fatores: questões administrativas e por parte dos antigos secretários ainda estarem presos. Recentemente a Polícia Civil enviou o relatório da investigação para o Ministério Público do Estado. O inquérito comprova as suspeitas e denúncias sobre fraude em licitações e desvio de dinheiro público. Dariomar responde, ainda, por uso da máquina pública. A expectativa da oposição é que a denúncia seja enviada à Justiça, com o mesmo teor relatado pela polícia. Apesar de permanecer livre e governando, Dariomar tem motivos para temer pelo seu futuro. O inquérito da Polícia Civil coloca Dariomar como parte do esquema.

Enquanto isso...

... Mesmo enfraquecido pelas denúncias, o prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues, continua fortalecido na política local. Na disputa pela presidência da Câmara, Dariomar conseguiu emplacar o seu candidato, o vereador Deza Soares, do PT, como presidente. A oposição, sequer, lançou candidato; já sabia que a derrota estava garantida.

... A eleição de Deza como presidente da Câmara, coloca Dariomar em posição privilegiada. Mesmo que seja afastado, continuará no poder. Deza é aliado fiel e não trairia Dariomar. Agora, a oposição torce pelo afastamento e cassação para forçar nova eleição. Resta saber se o grupo terá folego para enfrentar outra disputa, depois de duas derrotas.

... O deputado federal José Guimarães fez uma série de visitas aos prefeitos eleitos pela coalisão PT/PDT no Cariri. Entre os gestores visitados, estão Isaac Júnior, em Mauriti, e Cícero Figueiredo, em Milagres. Em ambos os casos, Guimarães prometeu empenho nas demandas dos municípios em Brasília. Faz a sua parte ao oferecer ajuda.

... Guimarães foi bem recebido pelos dois prefeitos, mas sabe que sua base é mais consistente em Mauriti. Seu histórico com Isaac Junior é bem melhor. Em Milagres, Guimarães sabe que terá que reconquistar Figueiredo, que foi preterido por várias vezes em decisões de Guimarães. Sem falar, no apoio de Guimarães a Figueiredo, que nunca foi contundente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ