Jornal do Cariri
Impresso
x
Acesse sua conta
Em breve.
Baixar Versão impressa
Longa-metragem tem participação de profissionais da cultura do Cariri
Previsão é que lançamento aconteça nas salas de cinema entre 2022 e 2023
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
09/06 11:00

A produção de “Janelas”, novo longa-metragem que deve chegar aos cinemas entre os anos de 2022 e 2023, terá a participação de profissionais da cultura do Cariri. A ideia para o longa surgiu a partir de uma poesia, escrita em 2017, por Luciano Santiago, diretor e roteirista que trabalha com teatro há 27 anos e, agora, se dedica aos estudos da área audiovisual. O filme contará a história de Laura, que atua na medicina e sonha em ser bailarina. Na busca pelo autoconhecimento, o público acompanhará os passos dela, assim como temas relacionados ao universo feminino. Para arcar com as despesas, foi lançada a campanha “Eu quero assistir janelas”. Através de um financiamento coletivo e colaborativo, o contribuinte poderá receber em troca desde ingressos para ver o filme em salas de cinema a participar de pré-estreias com elenco e equipe técnica.

Santiago, que já morou em Crato e atualmente está em Recife, será o diretor e roteirista do filme. Dane de Jade, gestora de cultura no Cariri, entra como diretora e co-produtora. Ambos trazem bagagem do teatro e múltiplas linguagens artísticas. “Pretendemos tanto inserir atores e atrizes como também teremos o Cariri como parte da locação para realização do filme. Ainda estamos pesquisando e observando os locais mais adequados possíveis para que seja realizada a gravação”, explica Dane de Jade.

Como acredita Santiago, o processo será incrível, não somente por conta da direção técnica, como também pelo aprofundamento na interpretação de cada atriz e ator em cena. “Além da equipe de assistência e possíveis preparadores de elenco, gostaria muito de colocar um pouco das minhas vivências como teatrólogo, impressas nesse projeto do “Janelas”, comenta. De acordo com ele, a ideia pelo financiamento coletivo e colaborativo surgiu devido à escassez de recursos para a área cultural e, principalmente, para o cinema. Além disso, outras ações para angariar valores para o desenvolvimento, pré-produção e produção do filme serão postas em prática. Através da plataforma Kickante, os valores investidos serão revertidos em recompensas para quando o filme estrear. Entre eles, estão ingressos, camisetas, canecas e até a participação nas pré-estreias com elenco e equipe técnica.

Este é o primeiro projeto da Artemanha Filmes, que iniciou as atividades no ano passado, após ser fundada no Dia Nacional do Cinema, comemorado em 19 de junho. Apesar de recém-criada, vários projetos e ideias estão em andamento, inclusive um voltado totalmente para uma história verídica que aconteceu no Cariri. Enquanto isso, o filme “Janelas” está no processo de captação para que tenha início a etapa de pré-produção. Dependendo do desenrolar, as gravações podem iniciar no primeiro semestre de 2022. A data de estreia ainda é indefinida, mas a previsão é que aconteça entre o segundo semestre de 2022 e o ano de 2023, tanto em salas de cinema quanto via streaming.

Parte do financiamento será destinada a três instituições que lutam contra a violência infantil e feminicídio, além de ajudar pessoas em vulnerabilidade social pelo atual momento de pandemia. “Pensamos, repensamos, corremos atrás de diversas possibilidades para que pudéssemos começar de fato a colocar de pé esse sonho de criar um longa-metragem poético e com temas sensíveis que norteiam o universo da personagem Laura. Poesia, som, diversos ângulos, diversos olhares, diversas janelas... Variados climas com o pensamento de uma divina fotografia, do conjunto de cenas e sons, aliados à mágica da interpretação de atrizes, atores, do baile de todos os envolvidos pelos sets de filmagens”, explana Santiago, ao deixar o convite para que conheçam o projeto pelas redes sociais e contribuam com a causa cultural.

Mais informações:

www.instagram.com/filmejanelas/ www.instagram.com/artemanhafilmes/

Para contribuir:

https://www.kickante.com.br/campanhas/filme-janelas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ