Jornal do Cariri
Lógica preocupante
Madson Vagner
13/10/20 0:00

A primeira pesquisa divulgada em Mauriti tinha tudo para ser um balde de água fria na candidatura de Sávio Martins, do DEM. Afinal, ela mostra o petista Isaac Júnior com 56,7%, contra 29,6% de Sávio. Mas, o que pouca gente sabe é que a diferença, hoje em 27,1%, já esteve acima de 40%. Segundo informações de bastidores, a pesquisa aponta uma diferença de pelo menos 8% de Júnior para baixo e 12% de Sávio para cima. A preocupação petista é tanta, que algumas de suas principais lideranças no Estado vieram para uma caminhada no centro da cidade. Claro, estão sendo acusados de aglomeração e descumprimento aos protocolos de saúde. Todas as atenções estão voltadas para a próxima pesquisa. A atual foi feita nos dias 6 e 7 de outubro e está registrada no TSE. Na mesma pesquisa, bem por fora da disputa, estão os candidatos Turica, do PSL, e professor Felizardo, do Pros, com 1,4% e 0,8%, respectivamente.

Feitiço contra feiticeiro

O candidato do MDB em Aurora, Adailton Macedo, tem motivos pra estar preocupado com a disputa deste ano. Ele teve sucessivas derrotas na Justiça, em ações contra o candidato da oposição Marcone Tavares, do PSD. Adailton pediu a impugnação de Marcone, sob alegação de manter contrato com o Legislativo local. Acabou não convencendo o Ministério Público Eleitoral, que emitiu parecer favorável ao registro de Marcone. Tudo confirmado pelo juiz eleitoral João Pimentel de Brito. Mas, as preocupações não param por aí. Além do governador Camilo Santana e do vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana, confirmarem presença no palanque de Marcone, Adailton ainda não sabe se poderá continuar candidato. Ele foi denunciado por descumprimento à legislação eleitoral e, ainda, espera pelo julgamento. Ou seja, pode ficar fora da disputa.

Confronto de acusações

As duas candidaturas de Jati estão diante de acusações de desobediência aos protocolos de saúde. Além, das acusações, a candidata Mônica Mariano, do PSD, foi surpreendida com um dos carros de sua carreata, que caiu num buraco aberto por falta de manutenção na rede de esgotos. Parte da rua cedeu e engoliu uma das rodas da caminhonete que estava na carreata do domingo, dia 11. Com a informação nas redes sociais, começou um festival de avaliações que, na maioria, culparam a prefeita Neta Diniz, apoiadora de Mônica. Mônica não escapou da acusação de militantes sem máscaras. As mesmas denúncias recaem sobre o candidato do PSB, Dr. Aristóteles, durante a inauguração do seu comitê no dia 04. E as denúncias serão muitas até a eleição em ambos os lados. Enquanto isso, as coordenações garantem que orientaram os participantes com base nos protocolos de saúde.

Disputa econômica

A disputa entre os candidatos a prefeito de Altaneira ganhou um novo palco, o da religião. A candidata da oposição, Ana Késia, do PDT, e o prefeito Dariomar Rodrigues, do PT, aproveitaram o leilão da Igreja Católica, durante as comemorações da Festa de Santa Terezinha, padroeira do Município, para mostrar força e poder econômico. Durante o leilão, Dariomar e Késia, reforçada pelo marido Palito da MegaSom, protagonizaram uma disputa a cada item colocado em leilão. Quem ganhou a disputa? Para os presentes, ninguém. Dias antes do leilão, que aconteceu no sábado, dia 10, Altaneira anunciou a primeira morte por covid-19. O fato foi revelado pela secretária de Saúde, Jamilla Nogueira, que quatro dias depois, pediu que o prefeito Dariomar tomasse medidas mais rígidas de isolamento social. Em plena campanha, será que a secretária será atendida?

Quebra de acordo

O acordo entre os representantes partidários de Assaré, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral parece ter sido jogado no lixo. Apesar da proibição de comícios, carreatas e caminhadas, em Assaré, as aglomerações não cessaram. E a tática é simples: os eventos acontecem sem as presenças dos candidatos. Carreatas e caminhadas disfarçadas de iniciativas populares têm acontecido com frequência. Os eventos têm levado centenas e, até, milhares de pessoas às ruas. Assessores, militantes e pessoas ligadas aos candidatos estão sendo fotografados para que o Ministério Público possa punir as campanhas. O pedetista Libório Leite e o prefeito Evanderto Almeida, do PSD, podem ser multados ou sofrer ações de impugnação nos próximos dias. As coordenações de Libório e Evanderto negam a participação nos eventos.

Garantido na disputa

O que parecia difícil aos olhos de opositores, acabou acontecendo. Antônio Filho, do PDT, conseguiu sinal verde do Ministério Público Eleitoral para ser candidato. O órgão emitiu parecer favorável ao pedido de registro da candidatura do ex-prefeito de Antonina do Norte. Antônio Filho, teve seu registro questionado pela coligação “Unidos por Antonina”, que tem a frente os candidatos Francisco Arrais, do MDB. A coligação pediu o indeferimento do registro, sob alegação de que Antônio Filho consta na lista do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com contas desaprovadas. Alegou, ainda, que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) manteve o nome na lista dos desaprovados. O TCM desaprovou as contas do ex-prefeito, segundo relatórios, por omissão e atrasos nas prestações de contas mensal e bimestral. O MPE avaliou as faltas como sanáveis.

Enquanto isso...

... Ainda em Antonina do Norte, apesar da argumentação de Francisco Arrais, com base na lista dos gestores com contas desaprovadas, o promotor David Morais da Costa pediu o “deferimento” da candidatura de Antônio Filho, por avaliar as provas como sanáveis e o processo passível de questionamento, ou seja, recorrível.

... Na análise do promotor, cabe a Câmara de Vereadores (Poder Legislativo) a deliberação sobre as contas com base nos pareceres do TCM e TCE que, no julgamento, figura apenas como órgão consultivo e responsável por parecer prévio. O parecer do MPE foi enviado ao ter sido enviado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e espera decisão definitiva.

... Em Assaré, a disputa entre o empresário Libório Leite, do PDT, e o prefeito Evanderto Almeida, do PSD, tem chamado a atenção pelo nível de acirramento. Para se diferenciar, o prefeito Evanderto acabou apelando para a idade e passou a pedir o voto para o “velho”. Claro, a ideia é colar o selo da experiência em Evanderto.

... O perigo na estratégia de Evanderto é se Libório resolver se declarar como o “novo”. Um confronto entre o “velho” e o “novo” tem uma tendência natural a favorecer ao “novo”. O “velho” é visto como cansado, ultrapassado e sem ideias. Se bem aproveitada por Libório, a estratégia de Evanderto pode se transformar em um “tiro no pé”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ