Jornal do Cariri
Lar Acold arrecada alimentos e brinquedos para as crianças com câncer
Associação Comunitária Lucas Dantas (Acold) tem sede no Cariri e em Fortaleza
Foto: Divulgação
GENEUZA MUNIZ
19/10/21 15:21

A Associação Comunitária Lucas Dantas (Acold) tem sede no Cariri e em Fortaleza, e dispõe de abrigo e alimentação para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.  Atualmente, a instituição assiste a 21 crianças no Hospital São Vicente, em Barbalha, e 50 em tratamento na capital do Estado. Para dar assistência a essas crianças e suas famílias, a Acold precisa de colaboração externa.  Ao longo de todo mês de outubro, a Associação estará recebendo a doação de alimentos e brinquedos, numa campanha cujo objetivo é levar alegria aos jovens pacientes.

Na maioria dos casos, além da criança, a ONG precisa acolher os acompanhantes. Para isso, a Acold mantém uma Casa de Apoio em Barbalha, que hoje recebe 21 famílias nos dias de revisão do tratamento. Já em Fortaleza, o Lar está com aproximadamente 50 famílias do Cariri morando lá. Uma delas é a confeiteira Karina Santos, de Juazeiro do Norte. Aos dois anos, o caçula, João Ananias, foi diagnosticado com retinoblastoma, um tipo de câncer no olho. Sem perspectivas de se tratar no Cariri, a família está morando na casa do Lar Acold, da capital, há cerca de seis meses e sem previsão de retornar para a região. A ideia é permanecer na casa durante o primeiro ano de tratamento.

A ONG vive apenas de doações de alimentos, material de higiene e limpeza, fraldas e tudo mais que as famílias precisam. O Lar é quem faz o translado das famílias no dia de cada quimioterapia e radioterapia, e se mantém em campanha permanente por doações. O diagnóstico precoce pode elevar em 80% as chances de cura.

Onde doar?

Os interessados em contribuir, podem deixar os brinquedos e alimentos no Lar São Francisco de Assis, localizado na Rua João Saraiva da Cruz, nº 145, Conjunto Nossa Senhora de Fátima, próximo ao Ministério Público, em Barbalha.  “Você pode doar brinquedos, alimentos ou dinheiro para a instituição”. Toda ajuda é bem-vinda!”, reforça Marta Dantas, presidente da Acold.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ