Especialistas da Universidade Regional do Cariri (URCA) visitaram Poranga, para receber ossada misteriosa de animal encontrada no município nesta segunda-feira (10). Os pesquisadores levaram o fóssil para o laboratório de paleontologia da universidade, buscando entender a origem da ossada, que não pertence a nenhuma espécie conhecida na região.
O paleontólogo e coordenador do laboratório de paleontologia da URCA, Álamo Saraiva, afirma que a ossada pertence a um animal pré-histórico que viveu no período quaternário, entre 600 mil e 6 mil anos atrás, época de transformações, extinções de animais e também do início da povoação humana na América do Sul.
De acordo com o paleontólogo, o fóssil, que ainda não havia sido encontrado no Ceará, possui características de um Cuniculus rugiceps, um ancestral do que hoje seria uma paca, mamífero e roedor noturno. Antigamente, o Cuniculus possuía 17 quilos, mas com a evolução, foi tornando-se menor. Pesquisas serão realizadas para saber se realmente trata-se de um Cuniculus, quanto tempo a espécie viveu e definir a idade dele.
"Eu espero que esse aqui seja um dos muitos fósseis encontrados aqui para que Poranga possa pensar em ter um museu de arqueologia e paleontologia porque essa região é muito rica", afirma Álamo Saraiva