Jornal do Cariri
Justiça barra presidente da Câmara de Salitre
09/08/22 0:00

Uma manobra do presidente da Câmara de Salitre, vereador Carlinhos da Bulandeira, acabou barrada pela Justiça. O juiz Luiz Sávio aceitou denúncia de irregularidades na confecção do edital de convocação para a eleição da Mesa Diretora, que aconteceria no último dia 5. O edital previa o registro de chapas completas, com todos os cargos e votação única, claro, em descumprimento ao Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município. A medida tornava difícil a formação de outras chapas, pelo número de vereadores na Casa. Os vereadores Francisco Aquino, Maria de Fátima, José Elder e Antônio Marciel fizeram a denúncia. Carlinhos lançou o edital depois de formar sua chapa e anunciar a reeleição durante o recesso parlamentar. Para amarrar ainda mais, o edital dava apenas sete dias para o registro das chapas. A brincadeira pode render multa de R$ 50 mil, em caso de descumprimento. A Justiça deu, ainda, 10 dias para Carlinhos se explicar. O mandado de segurança é do dia 3.

Pressão: prefeito de Abaiara muda de lado

De malas prontas para o PDT, o prefeito de Abaiara, Afonso Tavares (PT), não aguentou a pressão da própria base e das muitas mudanças de lado, por parte de prefeitos do PDT, em adesão as candidaturas do PT ao Senado e ao Governo do Estado. No dia 02, depois de fechar com Roberto Cláudio, Afonso apareceu ao lado de Camilo e Elmano Freitas. Com ele, estavam o presidente da Câmara, vereador Lulu, e o vereador Ismael Granjeiro. O vice-prefeito Ângelo Furtado, incentivado pelo presidente do PT local, Raul Dantas, já tinha assumido a coordenação de Elmano e Camilo no Município. Há quem garanta que a mudança não vai interferir nos votos de Guilherme Landim para estadual e André Figueiredo para federal.

Clima quente no retorno da Câmara em Jardim

A primeira sessão do retorno da Câmara de Jardim mostrou o nível de tensão política dentro da base do prefeito Aniziário Costa. O retorno aconteceu logo após a eleição para a Mesa Diretora, disputada entre dois vereadores aliados, com reeleição de Zé Napoleão. Durante o recesso, as redes sociais foram palco de denúncias de negociações não republicanas, por parte do presidente reeleito. Zé Napoleão aproveitou a sessão para tomar satisfação e acabou tendo que subir o tom para estancar a crise que prometia ficar maior. O vereador Tõe do Sindicato confirmou as denúncias, citando os presentes na sala da negociação. Rápido, houve uma operação abafa e tudo acabou ficando no dito pelo não dito. Estranho!

CPI coloca prefeito de Potengi na berlinda

Por sete votos a um, a Câmara de Potengi aceitou denúncia contra o prefeito Edson Veriato, de uma possível improbidade administrativa. A denúncia é assinada por José Augusto do Nascimento e deu início a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. O fato seria uma série de demissões de garis, feita pelo prefeito, sem justa causa e rápida substituição das vagas. No meio dos demitidos, alguns profissionais com mais de 13 anos de serviços prestados. As demissões teriam sido motivadas por perseguição política, já que os demitidos teriam assumido publicamente apoio à reeleição da então prefeita Alizandra Gomes (PT), derrotada no pleito de 2020. Agora é investigar.

Enquanto isso...

O prefeito de Potengi, Edson Veriato, garante que a CPI contra sua gestão é mais que perseguição política, é um “golpe”. Veriato se diz com a consciência tranquila e a certeza da sua honestidade.

Veriato avalia como “perigoso para a democracia” o clima na cidade, em que “os derrotados em um pleito legítimo tentam retomar o poder na força”. Só faltou falar sobre a denúncia.

Em Missão Velha, há rumores de vigilância do Ministério Público do Estado sobre as licitações no Município. Os vereadores e lideranças de oposição comentam, mas ninguém assume denúncia.

Para a base do prefeito Dr. Lorim, os rumores não passam de pressão psicológica sobre a gestão. A ideia seria desviar a atenção na falta de fundamentação ou fato concreto. Autoconfiança em dia!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ