Julgamento de Glêdson e Tarso Magno acontece nesta terça (11) no TRE
Glêdson e Tarso Magno foram denunciados pela coligação de Fernando Santana (PT)
Jaqueline Freitas
09/11/25 22:20

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou, para a próxima terça-feira (11), o julgamento do processo que investiga suposto abuso político durante a campanha eleitoral do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice Tarso Magno, ambos do Podemos. A denúncia é da Coligação Fé, União e Trabalho, encabeçada pelo deputado estadual Fernando Santana, que polarizou a disputa com Glêdson, nas eleições municipais de 2024.

Em junho deste ano, o juiz da 28ª Zona Eleitoral em Juazeiro, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, cassou os mandatos de Glêdson e Tarso Magno. No último dia 28 de outubro, a Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará (PRE-CE) recomendou que o TRE reforme a sentença que cassou os  mandatos em primeira instância. Para o Ministério Público Eleitoral, não há provas que justifiquem a penalidade.

De acordo com o advogado Pedro Menezes, que integra a defesa de Glêdson e Tarso Magno, após o resultado da próxima terça-feira, caberá recurso a todas as partes envolvidas (acusação e defesa). “Em caso de condenação, ainda caberá recurso dentro do próprio TRE e, em seguida, junto ao Tribunal Superior Eleitoral”. Por outro lado, conforme explicou, somente em caso de não haver mais recurso cabível é que prefeito e vice seriam afastados, assumindo interinamente o presidente da Câmara, Felipe Vasques (Agir), até a realização de novas eleições municipais, em data determinada pelo TRE.

Glêdson se diz confiante no pleito do TRE e espera, após o dia 11, concentrar todas as atenções apenas na administração de Juazeiro do Norte. “Eu acredito na Justiça do meu país e na seriedade do Tribunal Regional Eleitoral, que tem respeitado a vontade das urnas, como vimos em casos recentes em Barbalha e Aurora. Não tenho padrinhos políticos nem grandes forças por trás de mim, mas tenho fé em Deus, confiança no Judiciário e no parecer do Ministério Público, que reforça o respeito à decisão popular”, disse o prefeito Glêdson Bezerra, ao lembrar que foi eleito com ampla maioria de 13 mil votos. FOTO: Guto Vital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE