Jornal do Cariri
Juiz é acusado de ofender mulheres vítimas de violência sexual em Juazeiro do Norte
Advogado das vítimas acionou a OAB contra o juiz
Foto: Reprodução do Google Maps
Jornal do Cariri
07/08/23 15:00

O juiz Francisco José Mazza Siqueira foi acusado de parcialidade e de ofender mulheres que prestavam depoimento no Fórum de Juazeiro do Norte. O caso ocorreu no último 26 de julho, quando 10 mulheres relatavam denúncias de violência sexual contra o médico Cícero Valdizébio Pereira Agra, casos que teriam ocorrido em 2021.

Vídeos divulgados pela TV Verdes Mares Cariri mostram contestações do juiz aos relatos feitos pelas mulheres, descredibilizando as queixas delas ao revelar ter sido assediado por alunas quando era professor. “Quem acha que mulher é boazinha, está tudo enganado, viu? Eita bicho... bicho de mão pesada, bicho da língua grande e que chuta as partes baixas, é mulher”, acrescentou o magistrado.

Advogado das mulheres, Aécio Mota garantiu ter procurado a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para contra o juiz por desrespeito às vítimas e aos advogados presentes na audiência. Ele argumenta que a postura de um juiz deve ser a de garantir tratamento igualitário às partes envolvidas no julgamento.

“Quando o juiz faz comentários do comportamento das mulheres na audiência, ele está fazendo, claramente, um juízo de valor em desfavor às vítimas, colocando o comportamento das mulheres quase como uma justificativa para os abusos que elas sofreram, de maneira desumana, colocando a vítima como uma culpada. É quase como se a vítima passasse a ocupar o bando dos réus. As falas do juiz demonstram uma total inadequação do dever de parcialidade que ele deveria ter”, avalia Aécio Mota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ