Jornal do Cariri
Juazeiro vai às urnas sem favorito
Donizete Arruda
10/11/20 0:00

Juazeiro vai às urnas sem favorito

Quem será o próximo prefeito de Juazeiro do Norte? O candidato Nelinho Freitas deve jogar a toalha e apoiar à candidatura do prefeito Arnon Bezerra. Uma reunião na casa do ex-prefeito Raimundo Macedo, com Raimundinho da Funerária e o senador Cid Gomes, decidiu os termos dessa adesão. Nelinho tem negado nas redes sociais sua desistência. Contudo, seu pai, Raimundinho, já havia tentado convencer Glêdson Bezerra a apoiá-lo. Não conseguiu. Aí, colocou os termos na mesa ao empresário Gilmar Bender para Nelinho votar em Glêdson. A conversa não avançou. Com Cid, tudo fluiu. Desse modo, a disputa sobre quem será o futuro prefeito está entre Arnon e Glêdson. Mesmo que Nelinho continue candidato, pois sua foto continuará nas urnas, essas negociações fragilizaram sua postulação. Arnon sonha com um novo mandato, apresentando as conquistas que conseguiu fazer em quatro anos de administração. Glêdson o contesta, denunciando o seu governo. O árbitro para saber quem será o prefeito é o eleitor. Saberemos no domingo.

Eleições definem futuro dos FGs

O domínio político do Ceará pelos Ferreira Gomes estará em jogo nas eleições de domingo (15). Hoje, as eleições em Fortaleza e Caucaia vão para o segundo turno. Em Sobral, à reeleição do prefeito Ivo Gomes está muito mais difícil do que se previa no início da campanha. Bismark Maia passa um sufoco em Aracati. Há empate técnico em São Gonçalo do Amarante. No Cariri, é imprevisível fazer um prognóstico sobre quem é o favorito entre Arnon Bezerra e Glêdson Bezerra, em Juazeiro do Norte. Foi-se o tempo que os FGs apoiavam um nome e esse fazia festa de véspera com sua vitória. É um passado longínquo. Tanto Cid quanto Ciro Gomes sentem na pele a rejeição popular e a repulsa - que só cresce na sociedade - a essa oligarquia que tem controlado com escândalos e denúncias de corrupção o Estado nos últimos anos. O movimento de aposentar os FGs ganhou força em todas as classes sociais. Multiplicam-se as operações da Polícia Federal para investigar fraudes e desvios de recursos, além de dinheiro sujo que financia campanha dos FGs. A máscara deles de honestidade foi para a lata do lixo.

Votos contados decidem novo rumo

O resultado das urnas abertas definirá se os FGs continuarão sendo a oligarquia que controla o Estado, ou se teremos um novo líder dirigindo um novo grupo: governador Camilo Santana. Antes mesmo dos votos contabilizados, Camilo tem a comemorar um feito incontestável: os irmãos Ciro e Cid Gomes foram banidos de todas as campanhas no Ceará. Ciro está passando esses últimos sete dias do período eleitoral em São Paulo, pedindo votos para a candidatura de Márcio França, do PSB. É inacreditável. Os candidatos não querem sua presença. Já Camilo foi a grande estrela dessas eleições e todos os prefeitos e candidatos brigam por ele. Em nenhum dos 184 municípios cearenses sua popularidade e aprovação são menores do que 73%. Camilo se tornou o maior político do Estado. FGs hoje dependem do prestígio e da força eleitoral do Governador, se quiserem se eleger em 2022.

Fernando Santana levará Assembleia

A fragilidade dos FGs nessas eleições permitiu ao governador Camilo mudar as regras do jogo político. Irá se desincompatibilizar no dia 02 de abril de 2022, só que levará junto a vice-governadora, Izolda Cela. Trabalha para que o presidente da Assembleia assuma o seu lugar como governador. Nessa engrenagem, Camilo definiu com o senador Cid Gomes quem será o sucessor de José Sarto na presidência da Assembleia, diante da certeza que eles têm da vitória em Fortaleza. O ungido está eleito: será o deputado estadual Fernando Santana. Camilo não aceita outro nome. Cid queria impor o deputado Guilherme Landim. Foi vetado. E há dois rebeldes querendo ser candidatos contra o establishment: o hoje secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e o primo de Cid, deputado Tin Gomes. Não há possibilidade do Governador aceitar esses candidatos. A vaga de presidente irá para o Cariri. Sarto renuncia ainda em dezembro e, no cargo, Fernando Santana concorre à reeleição. Daí, será um pulo para virar governador tampão, garantindo o mandato de senador para Camilo. Os FGs queriam dar um traço nele e apoiar a candidatura de Tasso Jereissati. Sem possibilidade.

Cid barrado em evento de Barbalha

Ausente da campanha de Fortaleza, Cid Gomes reapareceu no fim de semana no Crajubar. No sábado, dia 7, fez caminhadas em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Tudo tranquilo no Crato e em Juazeiro, na companhia de Zé Ailton e Arnon Bezerra, mas acabou sendo barrado em Barbalha. Cid estava fazendo um corpo a corpo com o candidato do PDT, Dr. Guilherme Saraiva, quando recebeu a ordem de dispersar as pessoas que o acompanhavam e evitar os eventos com aglomeração. Obediente, Cid mandou esvaziar e seguiu para a casa do candidato pedetista. O pedido para acabar com o evento partiu do Ministério Público Eleitoral, que acionou a Justiça Eleitoral, que convocou a polícia para fazer o enfrentamento. Cid aceitou cumprir às ordens. Uma carreata de Arnon em Juazeiro, na semana passada, já havia passado pelo mesmo constrangimento.

Cid joga tudo a favor de Arnon

No mesmo fim de semana, Cid Gomes foi a Juazeiro e, literalmente, suou a camisa para defender à reeleição de Arnon Bezerra em Juazeiro do Norte. Seu esforço é ainda maior nos bastidores. Fiel a seu estilo direto,  Cid declarou que a vitória de Arnon passou a ser uma questão de honra. E fulminou: muito mais do que uma questão pessoal. Arnon e Cid desceram a rua São Pedro, coração comercial de Juazeiro, e ambos foram bem recebidos. O que pouca gente sabe é que houve uma avaliação se Arnon deveria ou não fazer a agenda com Cid, que sofre muito desgaste com a recente operação da Polícia Federal, que o coloca como principal alvo de um esquema de corrupção da JBS, quando foi governador. Cid recebeu R$ 25 milhões da JBS. Apesar do desgaste, Arnon resolveu pagar o preço e não abandonou Cid no momento difícil, onde os prefeitos fogem dele.

Clima quente entre Glêdson e Arnon

A tensão eleitoral em Juazeiro aumentou na última semana. O líder do prefeito na Câmara, Adauto Araújo, pediu abertura de investigação contra o advogado Dorian Lucena, por abuso político. Dorian denunciou nas redes sociais uma possível irregularidade no uso das máquinas do PAC, no sítio Amaro Coelho, em benefício político do candidato a vereador e ex-secretário de Agricultura, Romão França. A base do governo Arnon garante que a estrada que estava sendo aberta é de interesse do Município e que teria sido feita a desapropriação. Dorian denunciou o caso à Polícia Federal, que abriu inquérito para investigar o caso. Dorian é assessor jurídico e articulador político de Glêdson Bezerra, líder da oposição.

Disse me disse:

Ministério Público Eleitoral, no TRE do Ceará, através do procurador regional eleitoral, Samuel Arruda, apresentou parecer favorável ao registro da candidatura.

Essa posição do procurador eleitoral Samuel Arruda favorece o julgamento do prefeito Arnon Bezerra no pleno do TRE cearense.

Na disputa de Juazeiro tudo está sendo colocado na mesa. Candidatos e articuladores não economizam nas reuniões que varam as madrugadas.

Na pauta dos encontros: desistências e apoios trocados. A questão é quem tem “pano pra manga” que, aliás, de todos os lados parece estar curta.

A pergunta é quem sobreviverá depois do dia 15. Há quem garanta que nomes importantes sairão da cena política. O isolamento será o caminho.

A aparente trégua na disputa de Barbalha acabou. No fim de semana, aliados do prefeito Argemiro dispararam contra o governador Camilo.

As postagens nas redes sociais questionam onde estava o Governador durante a gestão Zé Leite, que teve greve que durou mais de dois anos e não teve as obras prometidas.

Por sua vez, aliados de Camilo têm atacado as ações da atual administração, como a merenda escolar. Esse conflito tensionou a corrida eleitoral em Barbalha.

No sábado, enquanto Cid Gomes caminhava no centro de Juazeiro, o governador Camilo Santana foi a Lavras da Mangabeira.

Camilo foi recepcionado pelo ex-senador Eunício Oliveira, o deputado estadual Daniel Oliveira e o prefeito Ildesser. Foi inaugurar uma estrada. 

Houve uma operação de compra de votos em Barbalha. Acusaram aliados do prefeito Argemiro Sampaio, inclusive com fotos da grana:R$ 600,00.

Argemiro reagiu nas redes sociais denunciando a perseguição policial que alega estar sofrendo seus eleitores e aliados.

Desculpe a ignorância, até quando os irmãos FGs continuarão sendo a oligarquia que controla o Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ