Jornal do Cariri
Juazeiro tem saldo positivo de empregos formais
É a primeira vez, em 10 anos, que todos os setores produtivos urbano se encontram no positivo
Foto: Lucas Cardoso
GENEUZA MUNIZ
12/04/22 20:00

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Juazeiro do Norte continua gerando oportunidades de emprego. O saldo positivo foi de 395 novos postos de trabalho com carteiras assinadas. Os números apontam o mês como o 3º melhor de toda a série histórica, desde 2007. Conforme registros do Caged, apenas o ano de 2014, com saldo de 433, e 2021, com saldo recorde de 468, superaram o mês de fevereiro de 2022.

Segundo Wilson Soares, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro, “é a primeira vez, em 10 anos, que todos os setores produtivos urbanos (comércio, construção civil, indústria e serviços) se encontram no positivo.  Cada um dos setores alcançou algum tipo de recorde, seja um recorde histórico ou com base nos últimos anos”.  O Caged disponibilizou dados dos últimos dois meses. Em relação a janeiro, houve um saldo negativo. Segundo o Secretário, é um cenário previsível, tendo em vista que se trata de um fenômeno comum e estrutural, e esse processo também se repete no âmbito estadual.


Em 16 anos de análise, apenas nos anos de 2011, 2014 e 2021, o mês de janeiro foi encerrado com saldo positivo, o que reafirma se tratar de um fenômeno particular e que também se repete estadualmente. Em relação a fevereiro, que fechou com saldo positivo na geração de emprego e empreendimento, teve os seguintes padrões: no setor de serviços, há destaque para os setores de telecomunicações e educação; no setor de comércio, todas as vagas se concentraram no setor de reparação de veículos, automotores e motocicletas. Na indústria, foi o setor que lida com coleta de resíduos.

Já sobre a abertura de novos CNPJs, o Município também apresentou resultado positivo para o período. Juazeiro registrou a abertura de 333 novas empresas, enquanto 158 foram extintas. O resultado também aparece como destaque crescente nos últimos dois anos. No balanço, Juazeiro aponta com positividade de mais 175 novas empresas abertas, só em fevereiro.


Para Wilson Soares, existem vários fatores que podem ter contribuído para esse avanço no mês de fevereiro, dentre eles “a vacinação da população, que permitiu a retomada da economia; políticas públicas como o Auxílio Juazeiro Empreendedor (AUJE) e a Sala do Empreendedor (parceria com o SEBRAE), que permite ao empreendedor de Juazeiro do Norte e região se regularizar e ter capacitações em um momento tão delicado; a credibilidade do setor produtivo na gestão, tendo em vista os pagamentos em dia de salários e fornecedores; e a confiança de nossos empreendedores, que conseguiram se adequar ao período pandêmico e pós-pandêmico, moldando seus negócios ao ‘novo normal’.


Para 2022, o Secretário afirma que haverá a expansão dos equipamentos logísticos do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, ampliando significativamente sua capacidade até 2023. O projeto de ampliação prevê investimento de 200 milhões. Além disso, teremos muito em breve a instalação da transnordestina, que ampliará bastante a movimentação de insumos e produtos em nossa região, favorecendo assim a agropecuária, a indústria, o comércio e os serviços de nosso Município.  Ele ainda adiantou que vem sendo realizadas algumas reuniões com empresários que possuem o desejo de se estabelecer em Juazeiro do Norte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ