Jornal do Cariri
Juazeiro será local estratégico para observar eclipse solar anular
Especialistas orientam observação segura de eclipse solar
Eclipse solar anular pelas lentes do telescópio óptico solar Hinode. Foto: JAXA/NASA
Joaquim Júnior
10/10/23 8:30

A cidade de Juazeiro do Norte é considerada um dos locais propícios para enxergar o eclipse solar anular, previsto para ser visto no próximo sábado (14), em sua plenitude. A possibilidade se deve ao fato da sua localização, que faz parte da faixa de onde será possível ver o fenômeno, que só será visível novamente na cidade no ano de 2045.

Wilami Teixeira, professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que coordena o Núcleo de Astronomia na instituição, explica que o eclipse anular acontece quando a Lua se encontra em uma posição entre a Terra e o Sol, mas não consegue cobrir completamente o disco solar. “Isso resulta na formação de um ‘anel de fogo’ ao redor da Lua, pois a Lua parece menor do que o Sol no céu”, afirma, ao dizer que essa condição ocorre devido às órbitas elípticas da Terra e da Lua, que fazem com que a distância entre elas varie ao longo do tempo. “O fenômeno é fascinante inicialmente pela sua raridade, outro eclipse solar total será visível em nossa cidade somente em 2045. Além disso, o eclipse será um espetáculo visual com a formação de um ‘anel de fogo’ além de ‘escurecer’ o dia por alguns minutos”, enfatiza. 

A possibilidade de observar o eclipse anular em sua totalidade em Juazeiro, segundo o professor Wilami, ocorre devido à posição geográfica da cidade, que coincide com a passagem da sombra da lua. O eclipse iniciará às 15h26 de 14 de outubro, e alcançará seu máximo às 16h45, durando 3 minutos e 53 segundos, com término às 17h30. “Alertamos que as pessoas não devem tentar olhar para o sol em nenhuma situação sem filtro apropriado. Isso vai gerar danos permanentes à visão! Nada de usar óculos escuros, folhas de raio-X ou semelhantes”, alerta o professor, que sugere que, para uma observação mais segura, também podem ser utilizados filtros de máscara de soldador tonalidade n°. 14.

Nos últimos dias, o IFCE tem realizado atividades alusivas ao eclipse, com palestras, oficinas e treinamento para observação mais segura, assim como a Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Federal do Cariri (UFCA). Após algumas ações, são distribuídos filtros para observação mais segura.

De acordo com o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Thiago Santiago, a equipe da UFCA vai disponibilizar, no dia do eclipse, uma tela de projeção para as pessoas assistirem as imagens do Eclipse que serão captadas por equipamentos especiais. Em eventos, como a palestra temática que ocorreu na segunda (09), foi discutida a utilização desses óculos. Os inscritos na palestra receberam óculos especiais, mediante assinatura de um termo de responsabilidade.

Como destaca o professor, que também é um dos organizadores do evento na Universidade, mesmo com o uso desse equipamento não se pode olhar o eclipse de modo ininterrupto. A indicação é que, com os óculos, as pessoas observem o fenômeno por alguns segundos e intercalem a observação com minutos de descanso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ