Juazeiro recebe grupos de tradição de alagoas
Ao todo, 12 grupos alagoanos estarão no Cariri, no evento que ocorre entre 04 e 08 de janeiro
FOTOS: FOCUARTE
Joaquim Júnior
03/01/23 11:00

Cerca de 350 brincantes de Alagoas participam, em Juazeiro do Norte, de Romaria para celebrar a fé, o intercâmbio de saberes e as práticas populares nordestinas. O momento marca o retorno dessa antiga parceria e é considerado fundamental e histórica, já que parte da cultura caririense também é herança de grupos alagoanos, que migraram para o Cariri graças à devoção pelo Padre Cícero.

A 1ª Romaria da Cultura Alagoana ocorre no mês de janeiro por meio de parceria estabelecida pelos municípios alagoanos, junto ao Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri e à Prefeitura e à Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte. São 12 grupos de Alagoas, além de pesquisadores e jornalistas do Estado. A programação oficial conta com celebrações religiosas, encontro de saberes, turismo religioso e apresentações culturais que estão incluídas no Festival Ciclo de Reis, organizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte.

“Isso mostra a ligação genealógica da cultura nas suas ramificações e nas suas regionalidades culturais e sociais. Então, a romaria da Cultura alagoana, se unindo ao Ciclo de Reis da cidade de Juazeiro, só vem colaborar com o fortalecimento e o protagonismo desses fazedores de cultura que estão na ponta da rama do setor cultural no Brasil”, afirma João Lemos, presidente da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte).

A programação oficial poderá ser acompanhada através das redes sociais do Focuarte e do canal Alagoas Cultura. A Celebração da Santa Missa, que abre a Romaria, será transmitida pela TV Web Mãe das Dores, às 09h, do dia 05.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ