Jornal do Cariri
Juazeiro promove ação para reduzir filas para cirurgias
Na central de marcação são ofertados 75 mil procedimentos mensais
Foto: Carlos Lourenço
Joaquim Júnior
02/08/22 10:20

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, mais de 2.500 cirurgias, em diversas especialidades, foram ofertadas conforme competência da rede municipal de saúde em Juazeiro do Norte. Atualmente, a maior demanda em espera se refere às pequenas cirurgias, procedimentos que não são considerados de urgência. Diante disso, uma força-tarefa teve início, em julho, para reduzir a fila no prazo de 90 dias.

“A porta de entrada é a Atenção Primária, na Unidade de Saúde da Família”, explica David Moraes, diretor de políticas especializadas em saúde. De lá, os médicos identificam as necessidades e direcionam os pacientes. “As cirurgias são realizadas nos hospitais São Lucas e São Vicente de Paulo. As que são de competência do Estado e reguladas pelo Município, são realizadas no Hospital Regional do Cariri e em Fortaleza, mediante a necessidade de cada paciente”, explica.

Ainda segundo David, a fila de espera é um dado dinâmico, sendo hoje sua maior quantidade de pequenas cirurgias, com um prazo médio de 60 dias de espera. Para os procedimentos de média e alta complexidade inexiste uma estimativa de tempo, dada a importância de priorizar cada caso conforme a urgência. 

Hoje, o Município tem uma fila zerada para cirurgias oftalmológicas, com prazo máximo de espera de 30 dias. Atualmente, são ofertados na central de marcação 75 mil procedimentos mensais, entre consultas especializadas e exames.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ