Juazeiro e Salitre recebem Selo Município Sem Racismo
Entrega do Selo faz parte do lançamento oficial do III Festival Afrocearensidades
No ano passado, Crato foi um dos municípios a receberem o Selo. Foto: Ascom Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir)
Joaquim Júnior
05/11/25 9:00

Juazeiro do Norte e Salitre integram a lista dos 12 municípios cearenses que receberão, nesta quarta-feira (5), o Selo Município Sem Racismo, entregue pelo Governo do Ceará. A iniciativa, conforme apresentado, visa reconhecer e impulsionar a implementação de ações concretas em prol da valorização da população negra e de povos e comunidades tradicionais, como quilombolas, ciganos e povos de terreiro, em todo o estado. A entrega do Selo será realizada no lançamento oficial do III Festival Afrocearensidades, que tem como tema “Encruzilhada, Memórias e Bem-Viver”.

Também integrando a programação da cerimônia, será lançada uma placa voltada a órgãos públicos, que proíbe a prática de discriminação racial, por cor, etnia ou intolerância religiosa, conforme a Lei nº 19.494, aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e sancionada pelo governador Elmano de Freitas no dia 20 de outubro de 2025. A legislação determina que bares, restaurantes e repartições públicas do Estado fixem cartazes em locais visíveis, com mensagens de alerta e conscientização.

O Festival conta com o apoio do Instituto Mirante de Cultura e Arte, do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da rede de equipamentos culturais do Estado. O lançamento do Festival, que apresenta programação com mais de 100 atividades que celebram a cultura negra em suas múltiplas expressões, contará com a participação do governador Elmano de Freitas, da titular da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Zelma Madeira, da titular da Secretaria da Cultura, Luísa Cela, e demais autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE