JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Juazeiro do Norte registra aumento de incêndios no município
O percentual de crescimento nos registros de incêndio é superior a 500%
Foto: CBMCE
Joaquim Júnior
15/07/25 14:30

O primeiro semestre de 2025 em Juazeiro do Norte registrou crescimento no número de incêndios: a cidade passou de apenas três casos no período no ano de 2024 para 19 ocorrências nos primeiros meses de 2025. O levantamento foi feito pela Coordenadoria de Atividades Técnicas e pelo Comando do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (5º BBM), sediado em Juazeiro do Norte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a elevação dos registros pode ser atribuída a fatores como o crescimento urbano desordenado, que eleva a exposição de áreas residenciais e comerciais a riscos diversos; a inadequação de instalações elétricas, sobretudo em imóveis antigos ou com manutenção precária; e o acúmulo de materiais combustíveis em edificações comerciais ou industriais sem o devido controle

“O Corpo de Bombeiros observa com atenção o aumento das ocorrências de incêndio em Juazeiro do Norte no primeiro semestre de 2025”, afirma o CBMCE, que destaca que, apesar do aumento no número de registros, não houve registro de vítimas fatais em incêndios no município durante o período.

Para manter o cenário sob controle e evitar agravamentos, o CBMCE diz atuar em três frentes principais: fiscalização e vistorias técnicas, atuação operacional rápida e estratégica e educação preventiva. Além disso, a corporação realiza mapeamento de risco por bairro, o que permite a distribuição mais eficaz dos recursos e priorização das ações preventivas.

As orientações incluem evitar sobrecarga de tomadas e benjamins ( “Ts”); nunca deixar velas acesas próximas a cortinas ou móveis; manter botijões de gás fora de ambientes fechados, sempre em local ventilado; realizar manutenções regulares nas instalações elétricas; não queimar lixo ou vegetação em terrenos baldios, prática ilegal e de alto risco; e ter extintores e equipamentos de segurança em locais comerciais e veículos. “Em caso de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193, deixe o local com segurança e evite tentar combater o fogo sem treinamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE