Juazeiro do Norte completa 109 anos de Emancipação Política
Município é, hoje, um dos maiores do Nordeste.
Padre Cícero teve papel fundamental no crescimento da cidade. Foto: Ascom/ Juazeiro
Joaquim Júnior
22/07/20 11:00

O município de Juazeiro do Norte completa, nesta quarta-feira (22), 109 anos de emancipação política. Anteriormente, quando era o vilarejo de Tabuleiro Grande, pertenceu ao Crato e teve em seu fundador, o Padre Cícero Romão Batista, um dos principais responsáveis pela emancipação e independência da cidade. Com população estimada em cerca de 275 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade possui Produto Interno Bruto superior a R$ 4 bilhões, quarto maior do Ceará.

Por conta da pandemia de covid-19, a programação do período sofreu alterações e acontece via internet. Uma das ações é a I Exposição Virtual “Romarias no Memorial Padre Cícero”, com fotos e vídeos produzidos por visitantes de Juazeiro do Norte, montada pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Fundação Memorial Padre Cícero, em parceria com a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e a Diocese de Crato.

Além disso, propondo a difusão de conteúdos nas plataformas digitais da Prefeitura, acerca das mestras e mestres de reisado, guerreiro e bacamarte do município, a Secult também preparou a I Mostra virtual Mestres da Tradição, em parceria com o Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que vai até o dia 30 de julho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ