A prefeitura de Juazeiro do Norte vai abrir um anexo de atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Lagoa Seca. O local é o mesmo onde funcionou a Unidade Covid. O anexo possui 10 leitos. Essa possibilidade já havia sido cogitada pela secretária de saúde, Francimones Albuquerque semana passada, em entrevista ao Jornal do Cariri. Um levantamento feito a partir de dados da Secretaria de Saúde do município mostra que existem altos índices de casos de síndromes gripais em crianças.
Para os especialistas, um dos motivos para o aumento de casos gripais é a baixa cobertura vacinal, que é a menor no Brasil dos últimos cinco anos. Como forma de reduzir esses índices, a secretaria esclarece que diversas ações vêm sendo feitas. "Nós estamos avançando com a vacinação, para tentar reduzir internações, e intensificando o atendimento nas Unidades de Saúde da Família, estipulando protocolos de atendimento para síndromes gripais”.
A secretária também explica que não há registro de casos positivos para covid-19 em crianças na unidade Maria Amélia. O hospital é referência para o público infantil e um dos protocolos adotados é sempre realizar o swab antígeno para verificar a presença ou não do sarscov-2.