Juazeiro amplia protagonismo no turismo religioso com reconhecimento do Iphan
A cidade é uma das seis caririenses, e uma das 13 cearenses, incluídas na Rota Turística da Fé
Foto: Joaquim Júnior
Joaquim Júnior
05/07/26 9:20

“Em cada sala um oratório, em cada quintal uma oficina” – os ensinamentos de Padre Cícero, fundador de Juazeiro do Norte, moldaram a história do município, que detém atualmente o maior PIB da região do Cariri. Por ano, quase três milhões de fiéis visitam a cidade movidos pela religiosidade. A fé que atravessa gerações resultou no reconhecimento de dez espaços no Livro de Registros dos Lugares do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os dez lugares reconhecidos pelo Iphan foram: Basílica Menor Santuário de Nossa Senhora das Dores, Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Casa dos Milagres de Padre Cícero, Casa Museu Padre Cícero, Santuário dos Franciscanos, Rio Salgadinho, Ladeira do Horto, Complexo do Horto, Santuário do Sagrado Coração de Jesus e Memorial Padre Cícero.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, Wilson Soares, conta que o reconhecimento é de extrema importância. A inclusão no Livro também amplia as possibilidades de captação de recursos junto aos governos Federal e Estadual para investimentos em preservação e valorização desses espaços. Segundo o secretário, a titulação tem forte influência do legado do Padre Cícero, que ele considera como o maior desenvolvedor da Igreja Católica no Brasil, já que as cidades nordestinas possuem maioria católica.

O presidente do Iphan, Deyvesson Gusmão destacou o significado simbólico da entrega do título como um reconhecimento do Estado: “Isso tem um valor simbólico muito grande, que é o Estado entregando para as pessoas o reconhecimento como patrimônio cultural daquilo que já é um patrimônio cultural para elas. Isso agrega não só em autoestima, mas sobretudo em símbolo. É o Estado dizendo: ‘Aquilo que vocês já entendem como parte da identidade de vocês é identidade de todo brasileiro’.”

Segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, o reconhecimento consolida o município na rota do turismo religioso, cultural, histórico, patrimonial do Brasil e do mundo. A cidade é uma das seis caririenses, e uma das 13 cearenses, incluídas na Rota Turística da Fé, reconhecida por lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 29 de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE