Juazeirense Herbet Santos é nomeado procurador-geral de Justiça do Ceará
Herbet é filho do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos e sobrinho do ministro do STJ, Teodoro Silva Santos
Foto: MPCE - Divulgação
Robson Roque
29/12/25 17:43

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), nomeou o promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado. O mandato terá duração de dois anos, com início em 6 de janeiro de 2026. O ato de nomeação será publicado no Diário Oficial do Estado. “Desejo a ele muito sucesso na missão, e agradeço o atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos”, disse Elmano ao anunciar a decisão.

Natural de Juazeiro do Norte, Herbet Gonçalves ingressou no Ministério Público do Ceará em setembro de 2014. O nome de Herbet Gonçalves integrou a lista tríplice formada após eleição interna do MPCE, na qual ficou em segundo lugar entre os mais votados, sendo escolhido pelo governador para comandar a instituição no biênio 2026–2027. Ele é filho de Raimundo Nonato Silva Santos, desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, e sobrinho do ministro do STJ, Teodoro Silva Santos.

Herbet inicialmente nas comarcas de Jaguaribe e em outras unidades do Vale do Jaguaribe, sendo posteriormente promovido para Iguatu, onde respondeu por municípios do Centro-Sul. Em seguida, chegou à entrância final, em Fortaleza, onde atualmente integra a Promotoria de Justiça de Combate às Organizações Criminosas.

Herbet foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2021 e 2025 e tem atuação em órgãos nacionais, como o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e o Conselho Nacional do Ministério Público. Antes de ingressar no MPCE, foi defensor público no Ceará, procurador do Estado do Amapá e advogado na iniciativa privada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE