Juaforró tem grande público no último dia de festa
O evento foi exibido ao vivo em rede nacional
Foto: PMJ.
Regy Santos
24/06/24 17:30

O JuaForró 2024 teve a última noite de festa neste domingo, 23, no Parque de Eventos Padre Cícero. Segundo dados da Polícia Militar do Ceará, 15 mil pessoas estiveram presentes nesta última noite de festejos. Ao todo, no período dos cinco dias de festa, de 19 a 23 de junho, 100 mil pessoas circularam pelo evento.

A programação do domingo trouxe diversidade sonora em seu encerramento. Iniciando com o Grupo 1 Pretexto, o momento foi regado pelos movimentos do pandeiro, que trouxe o público local ao pagode. Seguido de Joãozinho do Exu e Jota Farias, o Parque Padre Cícero esteve com os clássicos do pé de serra. Em destaque, Marcelo e Rayane, duo de forró eletrônico, animaram ao som de grandes sucessos como "Lágrimas Reais", "Stop Aí" e "Vamos Falar de Amor".

Pelo segundo ano consecutivo, o JuaForró foi exibido ao vivo em rede nacional, por meio da cobertura do "São João do Nordeste" da TV Globo, realizada localmente pela equipe de jornalismo da TV Verdes Mares.

-Limpeza no JuaForró

Durante os cinco dias de festa, se encontrava pelas imediações do Parque de Eventos, 60 integrantes das associações de caradores de recicláveis, parceiras da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU): Kariri Ambiental, Engenho do Lixo, Sul Cearense, ACCJ e a Cooperativa. Ao todo, foram recolhidos 1.2 toneladas de recicláveis, principalmente latinhas de alumínio.

-Segurança

Com um contingente de mais de 80 Policiais Militares, 60 Guardas Civis Metropolitanos, 20 Agentes de Trânsito e 40 Seguranças Privados o evento foi sinônimo de segurança.

O JuaForró teve cinco dias de festa sem ocorrências, uma comprovação do resgate a festa tradicional junina juazeirense, tranquila de se frequentar e um ambiente familiar.

-Saúde

Os atendimentos no Posto Médico da Secretaria de Saúde nos dias 19 a 21 de junho foram moderados. Na quarta-feira, 19, aconteceu apenas um atendimento com diagnóstico de alcoolismo. No segundo dia, quinta-feira, 20, foram registrados oito atendimentos com crises de ansiedade, pressão alta e curativo. Na sexta-feira, 21, ocorreram vinte atendimentos sem ocorrências graves. No último sábado, 22 de junho, a saúde realizou 12 atendimentos e no domingo, 23, último dia de festa, foram realizados 7 atendimentos. Ao todo, durante os cinco dias de festa, a SESAU realizou 48 atendimentos à população.

-Acessibilidade

O JuaForró 2024, tradicional festa junina de Juazeiro do Norte, destaca-se não apenas pela celebração cultural, mas também pelo compromisso com a inclusão e a acessibilidade. Neste ano, a ênfase está na valorização da Língua Brasileira de Sinais e dos intérpretes de Libras, ressaltando a importância desses profissionais na garantia dos direitos de comunicação e participação das pessoas surdas.

A valorização dos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais/Língua Portuguesa (Tilsp) no JuaForró 2024, é evidenciada pela seleção de profissionais qualificados; oferta de condições de trabalho justas e a remuneração correta.

-Geração de renda e aquecimento da economia local

No evento tivemos 144 trabalhadores credenciados e devidamente capacitados para trabalhar no JuaForró e que também estarão na 46ª vaquejada, que ocorrerá de 10 a 14 de julho próximos. Foram 42 ambulantes volantes, 41 barraqueiros de alimentação, 51 de bebidas e 10 representantes de restaurantes, todos devidamente qualificados e capacitados pela vigilância sanitária.

-Cultura

O evento além do palco principal com atrações nacionais, regionais e locais, é responsável por trazer aos visitantes do evento, espaços culturais como a Cidade Cenográfica, o Palhoção e o Terreiro Cultural.

A Cidade Cenográfica do JuaForró é um grande espetáculo de teatro ao ar livre. São vinte artistas populares das artes cênicas que apresentam monólogos e esquetes cômicas e dramáticas com uma linguagem popular e nordestina. Os atores têm como cenário uma cidade interiorana, uma estrutura paisagística que traduz um cotidiano distante da modernidade, mas, que interagem com o moderno, um vilarejo de pessoas comuns dentro da invenção do Nordeste.

O Palhoção consiste em um espaço de desfrute, de aproveitamento da linguagem artística popular. Enquanto no palco central acontecem os shows com grandes bandas nacionais, regionais e locais durante os cinco dias de festa, no Palhoção acontecem as apresentações de artistas da terra com o tradicional forró pé de serra.

O Terreiro Cultural é uma ação implementada para que os grupos do movimento junino, não somente quadrilhas, mas grupos de cultura popular como coco, maneiro pau, reisado e outros, também possam ter oportunidade de se apresentar.

O evento é organizado pelo Município, tendo à frente a Secretaria de Cultura - SECULT, em parceria com AR Empreendimentos, Zaila Lavor e Alumeia Produções, Sesc, Centro Cultural Banco do Nordeste, Associação para o Desenvolvimento da Barbalha - ACDB e Cajuína São Geraldo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ