JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
José Guimarães está ameaçado de ser trocado na liderança do Governo na Câmara
24/12/24 0:00

O líder do Governo Lula na Câmara Federal, o cearense José Guimarães, está tendo um Natal marcado pela preocupação. E tem motivos. O presidente Lula já comunicou ao ministro Paulo Pimenta, que ele está demitido. Comunicação irá para o publicitário baiano Sidônio Henrique. Só que Lula não quer que Paulo Pimenta fique na chuva. Estuda tirar Guimarães da liderança e nomear Paulo Pimenta. Nenhuma voz nem do PT ou no Planalto gritou em defesa da permanência de Guimarães. A única contestação foi defender Paulo Pimenta na secretaria Geral do Governo Lula e indicar um deputado federal do Centrão para o cargo de Guimarães. Atacado e com riscos reais de ser defenestrado, Guimarães compareceu ao almoço do fim de ano do presidente Lula e não passou recibo. Estava sorridente. Fala com entusiasmo, que irá disputar à presidência nacional do PT. Ocorre que Lula é contra sua eleição. Declarou apoio ao prefeito Edinho Silva, de Araraquara. Com um horizonte carregado, Guimarães não se abala: tem dito as suas bases no Cariri, que não será mais candidato a deputado federal. Irá concorrer ao Senado Federal em 2026. Diz não haver hipótese dele desistir desse projeto de ser senador pelo PT. Guimarães ainda não definiu quem herdará os seus colégios eleitorais no Cariri, onde obtém a maioria de seus votos. Outra posição adotada por Guimarães: resistir na liderança, graças ao apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira. E se cair, quer virar ministro. No lugar de Alexandre Padilha. Essas indefinições continuarão até janeiro.

Glêdson sendo sondado para disputar Abolição
Quem entra 2025 bem animado é o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra. A razão da alegria de Glêdson, que se diz bastante esperançoso, é a nova Câmara de Juazeiro. Glêdson Bezerra não esquece dos problemas vividos com o atual Legislativo. No entanto, Glêdson disse, no seu discurso de diplomação, que “ por vezes pensei em desistir. Mas, a vontade de ver uma política diferente falou mais alto. Agora, estamos vendo uma nova realidade no Legislativo”. Essa satisfação de Glêdson decorre do favoritismo do vereador Felipe Vasques (Agir), para presidir a Câmara de Juazeiro. Já a ação movida por seus opositores contra a sua eleição, Glêdson não se manifesta. Seus aliados aconselham os derrotados aceitarem o resultados urnas. Outro assunto que deve agitar o ano novo: a federação partidária União Brasil, PP e Republicanos está avançada para ser anunciada até março. Essa nova federação se transformará no maior partido brasileiro, também muito grande no Ceará, com seis deputados federais e oito estaduais, além de 30 prefeitos. Se essa federação sair mesmo do papel, a futura direção quer filiar o prefeito Glêdson Bezerra. Caso Glêdson tope, tem tudo para ser lançado candidato ao Abolição. Hoje, Glêdson descarta essa candidatura. Pretende cumprir os seus quatro anos de mandato.

Candidatura de Felipe Vasques racha PT
Franco favorito para assumir a presidência da Câmara de Juazeiro do Norte, o vereador Felipe Vasques (Agir) não teve a intenção, mas acabou implodindo o PT de Juazeiro do Norte. E a resposta dos que estão ao lado de Felipe na disputa pela Mesa Diretora é simples: não há organização no partido para liderar uma candidatura. Acabou cada um por si. Nesse sentimento, o vereador petista Barbosa Neto foi o primeiro a sentar com Felipe e se garantir na nova Mesa, vale salientar, bem eclética. Para os petistas que avaliam negativamente a relação de aproximação de Felipe com o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), Barbosa deu o recado: “Não serei oposição irresponsável. Se o prefeito Glêdson trabalhar pelo povo de Juazeiro, vai ter meu apoio”. O discurso está bem afinado ao de Felipe, que recusa os rótulos de ser oposição ou situação. E garante que vai trabalhar pelo Juazeiro sem barreiras partidárias. Certo mesmo é que Felipe conseguiu unir a oposição e a situação ao seu redor. A Mesa Diretora da Câmara juazeirense será completada com os nomes de Pergentina Jardim ou Vandinho Pereira, ambos vereadores ligados ao prefeito Glêdson. Esse cenário amplamente favorável à candidatura de Felipe Vasques impede qualquer articulação no PT de Juazeiro, para se aventurar numa chapa ao comando da Câmara. Perderá tudo. E quem já garantiu espaço junto à nova direção, prefere fechar uma aliança.
 
Camilo e Elmano só pensam na reeleição
Ainda faltando quase dois anos para as eleições, tanto o governador Elmano de Freitas quanto o ministro Camilo Santana já estão se preparando para o embate eleitoral. Precavidos, trouxeram de volta, para assumir a Casa Civil, o experiente jornalista Chagas Vieira, que ocupa essa função no terceiro governo. Sempre tendo tido sucesso. E Chagas Vieira foi a mudança acertada por Camilo e Elmano, para o Governo do Estado dar um
salto de qualidade no seu desempenho administrativo. Outra decisão de Camilo, que não esconde o jogo e vai avisando: o governador Elmano é candidato à reeleição em qualquer situação. Elmano não se expõe falando de sua nova candidatura. Essa tarefa compete a Camilo. Essa postura firme de Camilo visa inibir às pretensões eleitorais do senador Cid Gomes, que sonha em trocar de lugar com Elmano. Sem chance. Nem Elmano topa. Nem Camilo aceita. Cid Gomes fica a contestar a liderança maior de Camilo no Ceará. Sabedor da força política de Elmano e Camilo, Cid Gomes fala em indicar um irmão, Ivo Gomes, ou Lia Gomes, para vice. No Abolição, essa estratégia de Cid Gomes não é crível. Há um entendimento, que ele ou concorre a um novo mandato de senador ou rompe com o governo Elmano, nos mesmos moldes das eleições de 2006, quando aguardou até o limite do prazo eleitoral, para se insurgir contra à reeleição do então governador Lúcio Alcântara. E lançou-se candidato a governador.

Matheus confirma força ao antecipar chapa
O vereador cratense Matheus Leite (PDT) mostrou porque é favorito à presidência da Câmara. Ele usou suas redes sociais para antecipar os nomes que compõem a chapa governista no Crato. Na postagem, feita na quarta-feira (18), Matheus disse ter a honra de “registrar oficialmente nossa chapa para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026”. Era seu aniversário. Na chapa, Matheus conseguiu contemplar a base governista, com os nomes dele para presidente, Thiago Esmeraldo (1ª Vice), Lourdes de Carlim (2ª Vice), Fernando Brasil (1º Secretário) e Júnior Tavares (2º Secretário). Matheus garante ter o apoio de 14 vereadores e confia na vitória. A confirmação dessa confiança veio na sexta-feira (20), quando somente Matheus registrou chapa; a oposição abandonou a disputa. Nos bastidores, o único nome capaz de fazer frente a Matheus seria da vereadora Nagila Coriolano, que nem chegou a se lançar. Alex Saraiva acabou desistindo sem dar satisfação aos poucos apoiadores.
 
PT confirma comando da Câmara de Barbalha
O PT de Barbalha deve mesmo permanecer com a presidência da Câmara. O cargo ocupado há dois mandatos pelo vereador Odair Matos (PT) deve passar para o vereador Dorivan Amaro (PT), hoje, 1º secretário da Mesa Diretora. Mesmo com a articulação feita pelo PSB de Eudoro Santana, a decisão foi a de manter a direção com o PT. O fim da discussão aconteceu após a diplomação, quando o vereador Professor Ilanio desistiu da disputa, a pedido do prefeito Guilherme Saraiva, em concordância com o ministro Camilo Santana e o deputado estadual Fernando Santana. Prefeito Guilherme mostrou mais uma vez a sua liderança e construiu o consenso, com muito diálogo. É, hoje, um líder incontestável em Barbalha. Ilanio disse que Dorivan possui a experiência e a dedicação necessárias para conduzir a Câmara de forma transparente e eficiente. Dorivan é militante histórico, presidente municipal do partido e assumirá o cargo pela primeira vez. O outro nome na disputa, o vereador André Feitosa (PSB), não se manifestou sobre a articulação, mas deve seguir as orientações de Camilo e Fernando. André deve permanecer numa posição na Mesa Diretora.
 
Disse me disse…
Deputado Fernando Santana assume a presidência da Assembleia do Ceará, no próximo dia 1º de Janeiro.

Continuará como presidente da Alece, por todo o mês de janeiro. Romeu Aldigueri assume o poder Legislativo do Ceará em 1º de fevereiro.

Pesquisa IPEC mostrou que a Educação é o setor mais bem avaliado do Governo Lula.

Educação lidera com folga os outros segmentos. Esse desempenho favorável aumentou o prestígio do ministro Camilo dentro do Governo.

Camilo foi muito saudado durante o almoço de Natal, promovido pela 1ª Dama, Janja da Silva, na sexta (20).
 
O prefeito eleito do Crato, André Barreto (PT), está anunciando aos poucos o seu secretariado. Até agora, André cumpre o prometido: renovar.
 
Nomes como Rondinele Brasil (Ação Social), Zuleide Queiroz (Direitos Humanos) e Leitão Moura (Segurança) mostram o compromisso com a base.
 
Desculpe a ignorância, as eleições para as direções das câmaras de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha não terão surpresas de última hora?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE