Jornal do Cariri
Jogando na cara
29/03/22 0:00

O líder da oposição de Altaneira, Ariovaldo Soares, do PDT, aproveitou a sessão do dia 24 para relembrar uma discussão que, segundo ele, perdeu o interesse da Câmara. O recado foi direto ao presidente da Casa, Claudovino Soares, do PT. O tema é a revitalização da Lagoa Santa Tereza, defendida por Claudovino e por entidades como a ARCA. Irônico, Ariovaldo disse nunca ter acreditado no projeto, mas tinha a esperança de ver concretizado. E completou: “mas vocês que sempre defenderam, não deveria ficar omissos”. Claudovino sabe que a revitalização não acontecerá na gestão prefeito Dariomar Rodrigues e tenta evitar desgastes. Apesar do desconforto, Claudovino reconheceu que nada de concreto foi feito até agora. Longe da tensão política, o professor Tolovi, líder da ARCA, perdeu mesmo foi a esperança. Ele critica tanto a gestões Dariomar como a do ex-prefeito Delvamberto. Ambas não tiveram interesse.

Enfrentamento PT-PDT

Em Altaneira, os grupos do prefeito Dariomar Rodrigues e do ex-prefeito Delvamberto Soares se preparam para mais um enfrentamento. Vale salientar, estão no mesmo palanque, apoiando o nome do Governo que virá para a disputa estadual, Camilo para o Senado e Lula para presidente. Partidos da mesma base, a disputa entre o PT de Dariomar e o PDT de Delvamberto se dará para os parlamentos. Dariomar já se definiu e vai de Fernando Santana (estadual) e José Guimarães (federal). No grupo de Delvamberto, o desafio é manter a união. A única definição é que a chapa será pedetista. Mesmo sem definição, os nomes mais defendidos no grupo são de Idilvan Alencar para federal e Guilherme Landim para estadual. A disputa promete ser boa, já que está em jogo o fortalecimento para 2024. Dariomar garante que fará o sucessor e Dariomar aposta que volta ao poder.

Racha na base

O vice-prefeito de Abaiara, Ângelo Furtado, fez uma revelação bombástica a uma rádio local: vai ser candidato a prefeito em 2024. A revelação antecipa uma disputa que deveria ocorrer apenas em 2023, na base do prefeito Afonso Tavares. Na conversa, Ângelo admite que assumiu a Secretaria de Educação justamente com esse objetivo. A dúvida é se isso se configura uso da máquina em benefício próprio. O Ministério Público deve ficar de olho. Mas, a candidatura de Ângelo parece longe do consenso. O próprio disse que o PT, hoje de Afonso, deve sofrer um esvaziamento. Parte da base prepara filiação ao PDT, hoje comandado por pessoas ligadas ao mesmo Afonso. O vice-prefeito não falou em racha, mas o tensionamento é explícito. Para estancar a crise, Ângelo e outros articuladores tentam resolver a situação. Trocando em miúdos, poderemos ter outro enfrentamento entre PT e PDT no Cariri, em 2024.

Começando mal

A pré-candidatura do vice-prefeito de Abaiara, Ângelo Furtado, parece nascer diante do pior cenário. Como secretário de Educação, Ângelo tem sido questionado por má gestão na pasta. Na mesma entrevista na rádio local, vale salientar, para um dos líderes da oposição, o radialista João Neto, o secretário estava tentando explicar uma série de desmandos no transporte escolar apontados pela população. Transporte Universitário abandonando estudantes em Brejo Santo, ônibus sem combustível a caminho do Crajubar, além de alunos tendo que descer do ônibus por falta de trafegabilidade na zona rural.  Nas palavras do secretário, vice-prefeito e candidato a prefeito, tudo é apenas uma questão de comunicação. Para quem pretende ser prefeito, Ângelo já aprendeu a dar desculpas, falta aprender um pouco de gestão.

Costas largas

A prefeita de Jati, Monica Mariano, parece mesmo ter as “costas largas” na Justiça cearense. Mesmo depois de uma liminar mandando reintegrar servidores demitidos no início da gestão, a prefeita insiste em mantê-los afastados. São duas decisões pela reintegração, sem que a gestão cumpra. Na segunda decisão, o juiz de Porteiras, Gonçalo Benício, dia 9, negou embargo de declaração mandando pagar os salários suspensos desde maio de 2021. A gestão não pagou e nem reintegrou. A informação é que recorreu ao Tribunal de Justiça do Ceará, em Fortaleza. A prefeita teria resolvido levar o caso até o fim, motivada pela informação de que a Fetance, autora da ação, estaria preparada para um longo embate judicial. No embate, já está dois a zero para a Fetance, mas sem conseguir levar os servidores aos postos de trabalho. Vamos ver como será adiante.

Quem é o pai

O anúncio do governador Camilo Santana, dia 18, de que vai incluir a rodovia que liga Farias Brito a Carius no Programa Ceará de Ponta a Ponta, gerou mais uma polêmica na política de Farias Brito. Comemorado pela equipe do prefeito Deda Pereira, como sendo uma conquista da atual gestão, a articulação da obra foi requerida por militantes da antiga gestão do prefeito Zé Maria, como sendo uma articulação do vereador petista Edson Ferreira, que agora é da oposição ao prefeito Deda. O vereador teria enviado requerimento no dia 8 de fevereiro solicitando a obra. Na base de Deda, o caso é tratado como piada, já que segundo alguns, Edson era da base e tinha conhecimento das articulações que estavam sendo feitas; apenas aproveitou a informação privilegiada. Pelo menos nas redes sociais, o prefeito Deda não polemizou. Sabe que ficará como “pai da criança”.

Enquanto isso...

... Ainda em Farias Brito, o prefeito Deda Pereira aproveitou a festa de São José, no Distrito do Quincuncá, dia 19, para passar um recado claro: seu candidato a estadual é Davi de Raimundão. Os dois estiveram juntos durante o leilão da paróquia do santo, rodeados de secretários da gestão e de vereadores da sua base de apoio. Parecem unidos.

... União da disputa para deputado estadual, dúvida no restante da chapa. Para federal, Deda já recebeu vários pré-candidatos, mas sem manifestação de apoio. Deda estaria esperando pela definição da candidatura da base ao Governo do Estado. Quer votar em Mauro Filho para federal. Nesse jogo, há uma certeza, Deda não vota em José Guimarães.

... Entre as últimas ações do governador Camilo Santana no comando do Abolição está a assinatura da ordem de serviço para a construção do Complexo e monumento da Menina Benigna Cardoso, em Santana do Cariri. Assinada no dia 27, a obra será construída em uma área de 110 mil metros quadrados e vai melhorar toda a infraestrutura de acesso. A reivindicação era antiga.

... Reivindicada por anos, a viabilização da obra tem nome: Samuel Werton. Habilidoso, o prefeito se aproximou de Camilo e garantiu a obra que coloca o Município no mapa do turismo religioso do Cariri. A parceria deve resultar no voto em Fernando Santana para estadual, articulador da obra, e Camilo para Senador. O restante do palanque está indefinido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ