Jornal do Cariri
Jati é a primeira cidade do Cariri a distribuir absorventes gratuitos
Programa Segue o Fluxo teve início em julho deste ano
Foto: Pixabay
GENEUZA MUNIZ
15/10/21 15:30

Um projeto pioneiro foi aprovado em Jati, em maio deste ano, antes mesmo da proposta entrar em pauta nacional. Trata-se da distribuição de absorventes, gratuitamente, para meninas da rede municipal de ensino. O programa “Segue o fluxo” teve início em julho e distribui os itens de acordo com a demanda, para mulheres que se encontram dentro dos pré-requisitos estabelecidos.

Conforme a prefeita de Jati, Mônica Mariano, a proposta teve aprovação unânime, apesar da Câmara ser composta, em sua grande maioria, por homens. A medida tem por objetivo realizar a medicina preventiva, ‘’a higiene inadequada durante o período menstrual causa doenças. Nosso objetivo é preservar a saúde e a dignidade das meninas do nosso município’’, disse a Prefeita.

No último dia (7), o presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto semelhante, de distribuição nacional do item para estudantes e pessoas em vulnerabilidade social. No entanto, no Estado do Ceará, o governador Camilo Santana sancionou uma lei, em 27 de julho, que visa combater os impactos da pobreza menstrual a estudantes da rede pública estadual e das universidades estaduais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ