Izolda ministra para Camilo sonhar com Planalto
29/11/22 0:00

A governadora Izolda Cela foi uma das estrelas no Encontro das Lideranças, promovido pela Fundação Lemann, na universidade de Oxford, em Londres. Além dela, prestigiaram o evento o senador Camilo Santana e o governador eleito Elmano de Freitas. Lá, Camilo aproveitou para apresentar Izolda aos outros governadores presentes- Rafael Fonteles(PI),Cláudio Castro(RJ), Raquel Lira(Pernambuco), Romeu Zema( MG) e Eduardo Leite((RS), fora grandes quadros econômicos do Brasil como Armínio Fraga e Pérsio Árida, cotado para assumir o Planejamento. Izolda foi tratada como nova ministra da Educação. Camilo prefere exercer seu mandato de senador no primeiro ano. O sucesso de Izolda na pasta é essencial ao projeto de Camilo de ser escolhido o candidato do PT ao Planalto em 2026. Lula já definiu que não concorrerá à reeleição. Fora Camilo, os outros dois petistas que brigarão por essa vaga são Rui Costa(BA) e Fernando Haddad(SP). Ambos serão ministros de Lula. Camilo usa uma outra estratégia: permanecerá no Congresso Nacional.

Yanny quer refazer  ligação com Glêdson

 A presidenta eleita da Câmara de Juazeiro do Norte, YannyBrena, deu o tom de como fará sua gestão à frente do maior Poder Legislativo do Cariri. Yanny disse que vai fazer uma administração de aproximação com os vereadores e com o Governo do prefeito Glêdson Bezerra. Segundo Yanny, essa reconstrução na relação dos poderes Executivo e Legislativo de Juazeiro do Norte objetiva facilitar as ações de melhoria de vida da população. Yanny quer uma gestão de diálogo e harmonia entre os poderes. Mesmo antes de assumir, Yanny já articulou uma visita ao prefeito, na companhia dos vereadores eleitos na sua chapa. Tendo como testemunha o líder do prefeito, Rafael Cearense, a nova presidente foi direta: o prefeito Glêdson precisa deixar o discurso de vítima e adotar o diálogo com o Parlamento. Yanny avalia que somente assim os dois poderes poderão dar as respostas para a sociedade de Juazeiro. Essa postura pró-ativa ganhou o respeito de Glêdson.

Darlan manda recado para Glêdson e Yury

 Isolado das decisões e articulações desenvolvidas na Câmara de Juazeiro, o presidente Darlan Lobo partiu para sensibilizar a população juazeirense como um homem humilde. Na quinta-feira (24), fez questão de dizer que anda em um carro simples e que ficará desempregado a partir de janeiro. Na verdade, exercerá seu mandato como vereador. Seu mandato só acabará no dia 31 de dezembro de 2024. Pediu emprego e uma vaga no secretariado do prefeito Glêdson Bezerra, garantindo que tem muito a ensinar. Para quem conhece Darlan, a avaliação é que ele manda recado ao prefeito Glêdson e ao deputado federal eleito Yury do Paredão. A Glêdson, para que administre melhor Juazeiro, e a Yury, que, enigmático, falou sobre quem tem mais dinheiro. Mas, houve os que não entenderam nada, afinal Darlan continua vereador, pelo menos, até que a operação Publio Vatínio conclua as investigações sobre sua participação em fraudes em licitações. Hoje, não há expectativa sobre um novo afastamento dele.

Zé Ailton cobra fidelidade de Lucas Brasil

 Surpreendido com o posicionamento oposicionista do vereador Lucas Brasil, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, chamou o pai de Lucas, Roberto Brasil, para refletir sobre o papel do sobrinho na sua administração. Reafirmou que Lucas Brasil está sendo tratado como base e relembrou ainda os espaços permitidos a Lucas, entre as lideranças ligadas a gestão, durante a última campanha eleitoral. No encontro, Zé Ailton cobrou fidelidade e deu o ultimato: se Lucas Brasil continuar com a sua dubiedade, será tratado como oposição. O recado foi dado. Lucas Brasil já fala em ser candidato à sucessão do tio Zé Ailton, como candidato de oposição.

Guilherme continua em alta com Camilo

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, continua com o prestígio nas alturas com o senador eleito Camilo Santana. Questionado sobre as prioridades do Cariri para o governo de Elmano de Freitas e sua atuação em Brasília, Camilo apontou o prefeito barbalhense entre as prioridades no Estado e ocupando o primeiro lugar da lista do Cariri. A admiração a Guilherme é fruto da sua fidelidade demonstrada desde a pré-campanha, quando houve o rompimento entre PT e PDT. O prefeito, sequer, ouviu o presidente do seu partido, o deputado André Figueiredo, e hoje está sem partido à espera de orientação de Camilo. Na Câmara, Guilherme manteve a sua maioria, sem promover debandada do PDT. Contudo, a expectativa é que na janela partidária de abril de 2024, o PDT venha a sofrer um esvaziamento. Ao lado de Zé Ailton, no Crato, Guilherme lidera a confiança de Camilo entre os prefeitos do Cariri. É o camilismo mostrando força no Ceará.

ENEL à venda esquece seus compromissos

A distribuidora de energia do Ceará, a ENEL, terminará seu contrato de concessão em 2026. Ciente que não continuará renovada a sua permanência, a ENEL abusa de desrespeito aos consumidores cearenses. Incomodado com esse comportamento, os deputados cearenses resolveram enquadrar a ENEL. Nesta quarta (30), haverá uma audiência pública na Câmara Federal por convocação do deputado Danilo Forte. Já na Assembleia do Ceará, um trio de deputados estaduais: Fernando Santana, Guilherme Landim e Fernanda Pessoa veem cobrando ações da ENEL no cumprimento de suas obrigações. Esses políticos acabam de comemorar uma vitória: por determinação e pressão do conselheiro da Anatel, o cearense Vicente Aquino, juntamente com a ANEEL, pressionou a ENEL a desistir de cobrar o aluguel dos postes dos provedores de internet. Essa cobrança começaria no dia 30. Foi suspensa, graças à articulação do Vicente Aquino. Encurralada, a ENEL comunicou seu recuo ao deputado Fernando Santana. Mas, os provedores de internet sabem que esse assunto depende para uma solução definitiva da Anatel e da Aneel.

Disse me disse…

 Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra iniciou a articulação para montar sua base eleitoral para 2024. A primeira legenda a ser mantida é o PP de Tarso Magno.

Glêdson quer a sigla de Zezinho Albuquerque na sua base. Tarso prometeu fazer a articulação com Rafael Branco e o deputado federal AJ Albuquerque.

O Podemos do prefeito Glêdson está em processo de fusão com o PSC. O Podemos fica ainda mais forte com essa adesão da turma social cristã.

É desejo do senador Cid Gomes, já manifestado ao senador Camilo Santana, a convocação de um deputado federal do PDT para o secretário do Governo Elmano de Freitas.

O mais cotado para ser secretário é Idilvan Alencar. Com sua saída, se mantém na Câmara dos Deputados, o primeiro suplente pedetista Leônidas Cristino.

Desculpe a ignorância, como será mesmo a relação política entre a nova presidente da Câmara de Juazeiro, YannyBrena e o prefeito Glêdson Bezerra?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ