Jornal do Cariri
Ítalo e Idilvan juntos em Nova Olinda
07/06/22 0:00

O que era impensado há pouco tempo em Nova Olinda, pode se concretizar nos próximos dias. O prefeito Ítalo Brito (PP) deve se alinhar ao deputado federal Idilvan Alencar (PDT). O distanciamento pode acabar, caso Ítalo confirme apoio à reeleição de Idilvan. A articulação está bem adiantada e Ítalo pode abandonar a oposição no Estado. Essa mudança de lado foi boicotada pelo próprio Idilvan, quando impediu a entrada de Ítalo no PDT. Para o ingresso na base, Ítalo terá que romper compromisso para federal com Fernanda Pessoa (UB), filha de Roberto Pessoa (PSDB), um dos líderes da oposição estadual. A união terá reflexos na disputa municipal. O PT poderá ficar isolado.

Diferença de posição da disputa de Assaré

A disputa eleitoral em Assaré é estadual, mas parece disputa municipal. Um processo eleitoral contra o prefeito Libório Leite (PDT), a ser julgado pela Justiça Eleitoral, tem movimentado as bases de oposição ligadas ao ex-prefeito Evanderto Almeida (MDB). Há quem garanta que o ex-prefeito já se prepara para uma disputa suplementar. Mas, enquanto a oposição quer um “tira-teima”, o prefeito Libório se diz mais preocupado com outras pautas e cita o resultado do Previne Brasil, que avalia números da saúde divulgados recentemente. Assaré pulou de 119º lugar no Ceará para o 9º lugar no Estado e o 79º em nível federal. Já Evanderto precisa convencer sua base que não traiu Domingos Filho. Ele alega que foi o traído.

Prefeito de Barro na dúvida sobre estadual

O prefeito de Barro, George Feitosa (MDB), vive seu primeiro teste político eleitoral, depois da vitória na eleição suplementar. Na disputa estadual, o prefeito tem compromisso com a reeleição do deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), mas acabou sendo muito prestigiado por outro emedebista, o deputado Audic Mota, nos últimos meses. Em maio, Audic chegou a enviar cerca de R$ 1 milhão em emendas para o Município e estreitou relação com George. Entre os aliados de Danniel, o sinal de alerta foi ligado. Mas, na base de George, a garantia é que o nome é Danniel. Já com o vice-prefeito Albano Severo, tudo tranquilo. Ele vota na reeleição de Guilherme Landim.

População de Tarrafas pede ambulância

Vereadores e população denunciam que apenas uma ambulância está disponível para atender os moradores de Tarrafas, cidade com 8.500 habitantes. Segundo vereadores, há duas semanas, apenas um veículo está em funcionamento, e ainda necessita de revisão. A outra ambulância, segundo denúncia, estaria parada para conserto em oficina no Crato. Populares de áreas rurais se dizem mais prejudicados, por causa da distância. A secretaria municipal de Saúde, por sua vez, negou a denúncia e confirma que o Município possui dois veículos simples para atendimentos de urgências e emergências, inclusive realiza triagem para que os carros sejam usados da forma adequada.

Enquanto isso...

O deputado Rafael Branco mantém sua fama de bom articulador. No dia 1º, anunciou R$ 150 mil para aquisição de aparelho de Raio-X destinado ao Hospital de Barro. Tudo articulado junto ao Estado.

Rafael é suplente no exercício do cargo e articula recursos, vale salientar, sem vínculos políticos em troca. No Barro, Rafael viu a necessidade do equipamento para a saúde pública.

Tranquilos estão o presidente da Câmara de Caririaçu, Tiago de Rossini, e o vereador Marcos Araújo. Foram absolvidos pelo TRE, em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, na sexta (3).

Marcos tinha sido absolvido em primeira instância. Já Tiago, o TRE teve que reformar a decisão pela cassação, em primeira instância. Os magistrados apontaram inexistência de provas robustas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ