Instituição do direito ao voto feminino
Foto: Senado Federal.
05/11/24 0:00

Em 3 de novembro é lembrado o dia da Instituição do Direito ao Voto Feminino. Na data, foi criado um projeto de lei que concedia às mulheres o direito de votar.  O número de eleitoras mulheres vem crescendo a cada pleito, é o que comprovam os números do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), relacionados ao eleitorado de Juazeiro do Norte. Enquanto 54% são mulheres, os homens representam apenas 46%.  Após o direto de escolher os representantes, o sexo feminino também conquistou a participação na política e passou a representar o povo nos espaços de poder, a exemplo da presidente da Câmara de Missão Velha, Macielle Macedo. A Casa Legislativa destacou, nas redes sociais, que “a conquista do voto feminino foi um marco importante nas lutas pelos direitos políticos”.

Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Milagres lançou edital para selecionar projetos culturais com recursos da Lei Paulo Gustavo. As inscrições estão abertas desde 1º de novembro e vão até o dia 6, e podem ser feitas online, pelo Mapa Cultural, ou presencialmente, na Secult. O objetivo é fortalecer as tradições do Ciclo da Paixão de Cristo, destacando a cultura local.

Selo verde

A Semasp de Várzea Alegre recebeu uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças do Clima do Estado do Ceará (SEMA), para avaliação técnica do Programa Selo Município Verde. O selo indica que um produto ou serviço tem ciclo de vida socioambientalmente responsável.

Prêmio

Em reconhecimento ao trabalho dos educadores, a prefeitura de Santana do Cariri homenageou os professores com o Prêmio Professor Inovador. A iniciativa celebra o talento e a dedicação dos  educadores, além do reflexo do trabalho no aprendizado dos alunos.

Merendeiras

O município de Jati parabenizou as merendeiras das escolas no dia 30 de outubro, data criada para homenagear as profissionais. “Vocês são essenciais para o desenvolvimento dos alunos, garantindo que todos tenham uma alimentação saudável e nutritiva”, versa a nota nas redes sociais.

Ação de investigação em Mauriti

O vereador de Mauriti, Rangel Cartaxo, entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Roberto Simão da Silva (PT), líder do governo na Câmara. De acordo com a ação, o parlamentar estaria manipulando processos seletivos para favorecimentos e protagonizando abuso de poder econômico, no intuito de influenciar o voto dos eleitores e intimidar adversários.Em nota, o vereador Roberto Simião disse que as acusações não têm fundamentos ou provas, e que trata-se de uma “tentativa  de distorcer fatos e criar instabilidade em um processo eleitoral legítimo, buscando manipular a opinião pública sem qualquer base legal ou moral”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ